Edital De Submissão De Trabalhos Para Apresentação

No 74ºCBEN / 13ª JBEG / 6º SITEN

  1. Objetivos

1.1. Estimular a difusão, divulgação, aplicação e o compartilhamento de conhecimentos produzidos por trabalhadoras(es), pesquisadores e estudantes da Enfermagem sobre o campo e suas interfaces com o temário central do Congresso e de seus eventos satélites.

1.2. Promover articulação política e científica por trabalhadoras(es), pesquisadores e estudantes da Enfermagem com objetivo de produzir o desenvolvimento sustentável da vida e, consequentemente, da profissão. 

  1. Orientações sobre o processo de submissão

2.1 O prazo limite para envio dos resumos será até 31/08/2023.

2.2. A submissão do trabalho deve ser feita exclusivamente via formulário online e o autor responsável pela submissão deverá indicar a modalidade desejada para apresentação no sistema eletrônico do site do 74º CBEn, a saber: E-poster, Comunicação Oral Coordenada ou concorrência à premiação.

2.3. Trabalhos de revisões de literatura e relatos de experiência ou de casos clínicos e/ou estudos de casos devem ser apresentados obrigatoriamente na modalidade pôster.

2.4. Cada trabalho deverá ser submetido apenas uma vez, não sendo admitida a duplicidade de submissão do mesmo trabalho, ainda que haja alterações no título e/ou no elenco de autores, sob pena de desclassificação de ambas as submissões.

2.5. No caso de autores que desejam concorrer às premiações do Congresso se faz fundamental observar atentamente a regulamentação própria de cada prêmio nos espaços destinados para este fim no site do Congresso, e isso inclui o processo avaliativo.

2.6. Todos os trabalhos concorrentes a prêmios, caso aprovados, deverão ser apresentados em formato de Comunicação Oral Coordenada, conforme indicação da comissão avaliadora, não sendo possível o realinhamento para outras sessões de trabalhos não concorrentes.

2.7. Haverá uma avaliação prévia para verificação de conformidade e atendimento das normas dos prêmios. Os trabalhos que não atenderem às notas de corte, mas forem aprovados para apresentação no evento, serão direcionados para as sessões, pôster ou comunicação coordenada, conforme indicação dos pareceristas.

2.8. O trabalho, a critério da comissão científica, poderá ser encaminhado para modalidade diversa daquela escolhida pelo autor, E-poster ou Comunicação Oral Coordenada, conforme disponibilidade das sessões, pertinência tópico e avaliação dos examinadores.

2.9. O autor responsável pela submissão deverá indicar se o trabalho se destina ao temário geral do evento ou dos seus eventos satélites, devendo escolher a melhor opção entre: 74º CBEn (temário geral do congresso), 13ª Jornada Brasileira de Enfermagem Gerontológica (13ª JBEG) ou 6º Seminário Internacional sobre o Trabalho em Enfermagem (6º SITEN).

2.10. No ato da submissão do trabalho deve ser indicado o eixo e a respectiva linha para apresentação do trabalho.

2.11. A Subcomissão de Avaliação de Trabalho somente irá avaliar os trabalhos submetidos que estiverem em conformidade com as normas estabelecidas.

2.12. Modificações no conteúdo do resumo, nomes de autores, co-autores e apresentadores não serão permitidas. Portanto, atenção às informações inseridas no ato da submissão. Antes de finalizar a submissão, verifique se as informações estão corretas.

2.13 O resultado da avaliação dos trabalhos será divulgado através do e-mail cadastrado pelo(a) relator(a) no ato da submissão do trabalho até o dia 31/08/2023.

2.14. Os trabalhos aprovados na modalidade E-pôster serão expostos em televisores localizados no local do 74º CBEn conforme cronograma a ser divulgado no sítio do evento.

2.15. Para isso, o(a) relator(a) deverá enviar o arquivo em PDF, seguindo o modelo de template disponibilizado no site do evento, impreterivelmente, até o dia 30/10/2023. A submissão do PDF deverá ser feita na área restrita do participante que inscreveu o trabalho.

2.16. Será emitido apenas um certificado por trabalho apresentado. O documento conterá o nome de todas(os) as(os) autoras(es), indicando o nome da pessoa responsável pela relatoria. Os certificados estarão disponíveis online, em arquivo PDF, na área restrita do autor que submeteu o trabalho, em até 30 dias após a realização do 74º CBEn. Os certificados serão emitidos conforme os dados informados no formulário no momento da submissão do trabalho, não sendo possível alterações posteriores. Portanto, recomenda-se cuidadosa atenção na submissão dos trabalhos.

2.17. Os trabalhos devem ser submetidos exclusivamente pelo(a) relator(a). Serão aceitos, no máximo, dois trabalhos por relator(a).

2.18. O número máximo de autores é de seis por trabalho e a ordem de autoria será informada no momento da submissão pelo(a) relator(a).

2.19. No formulário a ser preenchido no momento da submissão do resumo deve ser informado: o nome completo dos(as) autores(as); o nome do(a) relator(a); a categoria – enfermeiro(a); técnico(a) em enfermagem; auxiliar de enfermagem; estudante de graduação; estudante de pós-graduação; outros profissionais da saúde;  profissionais de outras áreas -, a filiação institucional e o e-mail de todas(os) as(os) autoras(es).

2.20. O(a) relator(a) do trabalho deve estar inscrito(a) no 74º CBEn e, portanto, deverá efetuar o pagamento da inscrição até 5/10/2023. O não pagamento no prazo estipulado implica na exclusão do trabalho do congresso.

2.21. A avaliação dos resumos será feita pela Subcomissão de Avaliação de Trabalho, por meio de consultores ad hoc, com expertise nas linhas de apresentação de trabalhos do 74º CBEn e de seus eventos satélites. Os trabalhos deverão atingir a nota mínima de cinco para aprovação. Não haverá possibilidade de interposição de recurso no caso de não aprovação dos trabalhos. 

  1. Eixos e linhas temáticas

Eixo 1 – Cuidado de enfermagem, políticas sociais e a construção de uma sociedade sustentável.

3.1.1. Saberes e práticas de enfermagem no contexto do desenvolvimento sustentável.

3.1.2. Diálogos entre a participação popular, os movimentos sociais e controle social na sustentabilidade dos sistemas de saúde.

3.1.3. Doenças emergentes e reemergentes e suas relações com as crises climáticas e socioambientais.

3.1.4. Tecnologias e inovações no contexto da ecologia do cuidado em saúde.

3.1.5. Uso responsável e consciente de recursos nas práticas de enfermagem.

3.1.6. Promoção do envelhecimento saudável no curso da vida.

3.1.7. Gênero, raça e classe: a interseccionalidade como pauta da Enfermagem.

3.1.8. Estudos das especialidades de enfermagem relacionadas ao cuidado e políticas sociais.

Eixo 2 – Condições, perspectivas e desafios do trabalho de enfermagem.

            3.2.1 Visibilidade social e valor econômico do trabalho da enfermagem.

            3.2.2 Iniquidades na saúde da(o)s trabalhadora(e)s de saúde e suas interrelações com o processo de trabalho da Enfermagem.

3.2.3 Condições dignas e humanas de trabalho para trabalhadora(e)s de Enfermagem.

3.2.4. Interseccionalidades e envelhecimento humano no trabalho de enfermagem.

3.2.5. A produção do cuidado, exercício profissional e regulação do trabalho.

3.2.6. Saúde da(o)s trabalhadora(e)s de Enfermagem, a produção do cuidado e as perspectivas futuras do desenvolvimento sustentável.

Eixo 3 – A pesquisa em enfermagem e suas contribuições para o cuidado em saúde e para a consolidação da ciência de enfermagem.

3.3.1. Agenda de pesquisa sustentável no campo e ciência de enfermagem.

3.3.2. Inovação tecnológica, produção e difusão de conhecimento.

3.3.3. Incorporação de novas práticas de comunicação na consolidação da ciência de enfermagem.

3.3.3. Infodemia, pós-verdade e movimentos anticiência.

3.3.4. Diversidade, equidade e inclusão em projetos de pesquisa em Enfermagem.

3.3.5. Prioridades de pesquisa em saúde e sua contribuição para a qualidade de vida e o envelhecimento saudável.

Eixo 4 – Educação de qualidade e a formação de profissionais de Enfermagem na perspectiva do SUS.

3.4.1. Formação de profissionais de Enfermagem e as necessidades do SUS.

3.4.2. Educação permanente, planejamento e gestão de serviços nos cuidados com a população.

3.4.3. Métodos e técnicas inovadoras na formação da Enfermagem.

3.4.4. Efeitos e experiências da Pandemia de COVID-19 na formação em Enfermagem.

3.4.5. A História da Enfermagem na educação de qualidade e na formação dos profissionais de Enfermagem. 

  1. Tipologia dos trabalhos aceitos

4.1. Serão aceitas pesquisas originais concluídas ou com resultados preliminares, revisões de literatura, ensaios ou reflexões teóricas e metodológicas, e relatos de experiência e de casos clínicos e/ou estudo de casos.

4.2. Somente serão aceitos trabalhos com resultados finais ou parciais de estudos em andamento. Deste modo, não serão permitidos resumos que sinalizem para resultados futuros ou esperados. 

  1. Normas para elaboração e submissão do resumo

5.1. O título deve ser conciso e claro, escrito em caixa alta e conter até 150 caracteres (contando os espaços).

5.2. O resumo deve ser estruturado e conter introdução, objetivos, métodos, resultados, conclusões e implicações para o campo da saúde e enfermagem. O texto deve conter no mínimo 1.500 caracteres e no máximo 3.000 caracteres (contando os espaços). Não inserir tabelas, gráficos ou figuras. Título e referências não são considerados na contagem dos caracteres. O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central do evento e relacionar-se à área temática escolhida; apresentar coerência teórica e metodológica, bem como encadeamento lógico entre as partes, tornando a totalidade do texto consistente e compreensível para o leitor;

5.3. Os autores deverão indicar três descritores de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde – DeCS (http://decs.bvs.br).

5.4. Trabalhos concorrentes a prêmio deverão seguir as normas próprias de cada prêmio.

  1. Critérios para avaliação dos trabalhos

6.1. Com exceção dos itens 5.3.1. e 5.3.2, que constituem requisitos para prosseguimento da avaliação dos trabalhos, os demais critérios avaliativos serão julgados a partir dos seguintes conceitos: MB (Muito bom), B (Bom), R (Regular) F (Fraco) e I (Insuficiente); atribuindo-se os graus determinados para cada item.

6.2. Cada trabalho será apreciado por dois consultores ad hoc da Subcomissão e a nota final será atribuída pela média aritmética de cada avaliação.

6.3. Os critérios de avaliação são:

6.3.1. O estudo atende os padrões de formatação indicados no edital de chamamento de trabalhos do Congresso? (Sim: requisito para prosseguimento; Não: indicado para desclassificação do trabalho).

6.3.2. O estudo foi realizado com seres humanos ou animais e atende aos preceitos éticos vigentes na atualidade? (Sim: requisito para prosseguimento; Não: indicado para desclassificação do trabalho).

6.3.3. O conteúdo é claro e o texto utiliza a norma culta da língua portuguesa? (MB: 2,0; B: 1,5; R: 1,0; F: 0,5; I: 0).

6.3.4. Os objetivos estão claros, precisos e foram atendimentos na construção do resumo? (MB: 2,0; B: 1,5; R: 1,0; F: 0,5; I: 0).

6.3.5. O percurso metodológico é robusto, condizente ao desenho proposto e é empregado de modo coerente aos objetivos propostos? (MB: 2,0; B: 1,5; R: 1,0; F: 0,5; I: 0).

6.3.6. Os resultados estão claramente apresentados e são coerentes aos objetivos e métodos propostos? (MB: 3,0; B: 2,5; R: 1,5; F: 0,5; I: 0).

6.3.7. As conclusões são suportadas e fundamentadas pelos resultados do estudo, bem como apresentam implicações relevantes ao campo da Enfermagem e da Saúde? (MB: 1,0; B: 0,75; R: 0,5; F: 0,25; I: 0).

  1. Fluxograma do processo de submissão e avaliação dos trabalhos.

7.1. O fluxograma sobre os processos de submissão, avaliação e divulgação dos trabalhos que serão apresentados ao 74º CBEn e seus eventos satélites está representado pela Figura 1.

Figura 1. Fluxograma sobre os processos de submissão, avaliação e divulgação dos trabalhos que serão apresentados ao 74º CBEn e seus eventos satélites.

Scroll to Top