Palestrantes Internacionais
Alba Llop-Girones

Dr Alba Llop-Girones is a nurse and PhD in public health. She has a decade of solid experience in health workforce, health systems and inequalities from very different low- middle- and high-income countries in Africa, Central Asia, Europe and Latin America.
Alba’s contributions in academia, policy and multilateral organizations at national, regional and global levels are to promote evidence-informed actions to policy leadership, health labour market analysis and policy planning, gender and health and wellbeing of the health workforce.
Clarissa Terenzi Seixas

Professora adjunta da Université Paris Cité (França), onde coordena o Mestrado de Enfermagem em Práticas Avançadas. Docente do Mestrado Profissional em APS da UFRJ e do Master in Public Health da École des Hautes Études en Santé Publique.
Clarissa também co-coordena o grupo de pesquisa "Observatório de Políticas e o Cuidado em Saúde - UERJ"/ CNPq e é pesquisadora do Laboratorio ECEVE/INSERM (França). Doutora em Ciências Sociais (Paris V), Mestre e graduada em Enfermagem (UFMG), Clarissa foi docente da Faculdade de Enfermagem da UERJ até 2022.
Erin Lindsay Ziegler

Erin Ziegler (she/her) is a primary health care nurse practitioner and an Assistant Professor in the Daphne Cockwell School of Nursing at Toronto Metropolitan University.
She is the clinical lead for a transgender primary care program. Her research focuses on exploring barriers and facilitators to accessing healthcare within the LGBTQ2S population; nursing education; and advanced practice nursing. She co-developed the online eLearning toolkit Sexual Orientation and Gender Identity Nursing.
Jaime Alonso Caravaca-Morera

Profesor catedrático en la Escuela de Enfermería, Facultad de Medicina de la Universidad de Costa Rica.
Investigador en el Centro de Investigación en Cuidado de Enfermería y Salud de la Universidad de Costa Rica vinculado al área de Salud Colectiva y Justicia Social. Investigador en el Centro "Researching for LGBTQ Health" de la Dalla Lana School of Public Health, University of Toronto, Canada y del Laboratório de Pesquisas em História do Conhecimento da Enfermagem e Saúde de la Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.
Karen Marie Breda

Professora de enfermagem na Faculdade de Educação, Enfermagem e Profissões da
Saúde da Universidade de Hartford em West Hartford, Connecticut, nos EUA.
Professora de enfermagem na Faculdade de Educação, Enfermagem e Profissões da
Saúde da Universidade de Hartford em West Hartford, Connecticut, nos EUA. Breda
possui doutorado em antropologia cultural e concentra-se em questões de justiça
social e disparidades de saúde.
Margareth Santos Zanchetta

Doutorado pela Université de Montréal. Professora Associada da Daphne Cockwell School of Nursing da Toronto Metropolitan University (Canada).
A professora tem sua formação acadêmica em Enfermagem com graduação pela Universidade Gama Filho, Mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado pela Université de Montréal. Ela é Professora Associada da Daphne Cockwell School of Nursing da Toronto Metropolitan University (Canada). Seu programa de pesquisa explora letramento em saúde sob condições de marginalização social e minorias linguísticas como fatores de vulnerabilidade social. Seu principal interesse de pesquisa é promoção da saúde e Enfermagem global.
Palestrantes Nacionais
Alacoque Lorenzini Erdmann

Dra. em Filosofia de Enfermagem. Ex-Reitora da UFSC. Professora Titular da UFSC.
Professora Titular da UFSC. Pesquisadora Sênior do CNPq. Ex-Coordenadora e Coordenadora Adjunta da Área da Enfermagem na Capes. Ex-Representante com criação de coordenação do CA-EF do CNPq. Trajetória de atuação em liderança científica e acadêmica da enfermagem no país e no exterior.
Alexandre Kalache

Presidente do Centro internacional da Longevidade (International Longevity Centre, ILC Brazil) e co-diretor do Age Friendly Insititute, baseado em Boston.
O médico-gerontólogo Alexandre Kalache é presidente do Centro internacional da Longevidade (International Longevity Centre, ILC Brazil) e co-diretor do Age Friendly Insititute, baseado em Boston. Possui o título de Mestrado em Saúde Pública da Universidade de Londres e doutorado da Universidade de Oxford. Entre 1975 e 1995 trabalhou em ambas as universidades como pesquisador senior, tendo fundado a Unidade de Epidemiologia do Envelhecimento da Universidade de Londres onde também criou o primeiro Mestrado em Promoção da Saúde da Europa. De 1995 a 2008 foi diretor do Departamento de envelhecimento e Curso de Vida da OMS em Genebra. Nesse período concebeu e publicou, em 2002, o Marco Político do Envelhecimento Ativo e, posteriormente a iniciativa Cidades Amigas do Idoso em 2005. Como resultado os dois referenciais são conhecidos e aplicados mundialmente. Em 2008 mudou-se para Nova York para implementar o projeto Age Friendly New York e entre 2010 e 2012 desempenhou a função de "Thinker in Residency" do Governo Australiano. Desde 2021 divide seu tempo entre o Brasil, Londres e Granada, onde é professor associado da Escuela Andaluza de Salud Publica. Palestrante e consultor internacional, desenvolve e coordena projetos mundo afora. Em 2021, recebeu o título de Membro Honorário da Academia Nacional de Medicina e em 2022, foi agraciado com o Prêmio Zilda Arns de Direito das Pessoas Idosas, especialmente por sua mobilização internacional através do movimento "Velhice Não É Doença", que resultou na retirada do termo "velhice" do Código Internacional de Doença. Kalache é fonte regular sobre o tema Longevidade para a mídia nacional e internacional e desenvolve atividades acadêmicas em sete universidades.
Altamira Simões dos Santos Sousa

Educadora popular em Saúde, psicóloga, pesquisadora de gênero, Guardiã dos Saberes e Práticas de Saúde da Ancestralidade Preta.
Alva Helena de Almeida

Bacharel em Enfermagem e Obstetrícia. Mestre em Saúde Pública, Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Servidora Pública Municipal aposentada.
Atuação nas últimas décadas com educação profissional, pedagógica e permanente dos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. Ativista por um Sistema Único de Saúde público, de qualidade e sem racismo. Presidenta da Soweto Organização Negra e idealizadora da Articulação Nacional de Enfermagem Negra ANEN.
Ana Carolina Eiras Coelho Soares

Professora Efetiva do Programa de Pós-Graduação e da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás é Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas de Gênero da Faculdade de História -CNPq; Coord do GT Mulheres Cientistas e Maternidades Plurais.
Ana Carolina Eiras Coelho Soares Feminista, mãe de duas crianças, mulher, escritora, poeta, dançarina de dança do ventre e plantadora de árvores, colunista das "Crônicas de Mãe" da Revista Cláudia e CláudiaOnline e Mrs. Beauty Global World 2023. Esteve de licença maternidade em 2011 e 2017/2018.
Ana Karina Bezerra Pinheiro

Professora titular da Universidade Federal do Ceará. Coordenadora de área Enfermagem/CAPES (2022-2026). Líder no Núcleo de Estudos Enfermagem, Educação em Saúde, Vulnerabilidades e Práticas profissionais (NEVUSPP). Bolsista de produtividade em pesquisa 1D do CNPq.
Ana Lucia Jezuino da Costa

Membro das comissões permanentes de Educação Profissional Técnica na ABEn-RJ e ABEn-Nacional. Organizadora Geral do Programa de Atualização para Técnicos de Enfermagem PROTENF -ARTMED/ABEn-Nacional.
Mestra em Ciências da Enfermagem pela UFRJ; Especialista em Formação Profissional na Área de Saúde-Enfermagem pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ ) e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem de 1987-1991. Enfermeira aposentada e militante social.
Angela Maria Alvarez

Coordenadora do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica da Associação de Enfermagem. É Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Tecnologias em Enfermagem, Cuidado de Saúde de Pessoas Idosas.
A profa. Dra. Angela Maria Alvarez é enfermeira há 43 anos tendo concluido o Mestrado em Ciências de Enfermagem e o Doutoramento em Filosofia da Enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC trabalhando tanto em ensino de graduação e pós-graduação.
Beatriz Guitton Renaud Baptista de Oliveira

Enfermeira com Pós-doutorado pela UFSC e pós-doutorado sênior pela USP. Professora Titular da UFF.
Professora Titular da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense Integrou o grupo fundador e foi coordenadora do Programa de Pós-graduação Ciências do Cuidado em Saúde Pesquisadora do CNPq Coordenadora da Área da Saúde na Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio de Janeiro.
Carla Ventura

Professora Titular do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Professora Titular do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Diretora da
Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em
Enfermagem da EERP/USP, Coordenadora do pólo de Ribeirão Preto do Instituto de
Estudos Avançados da USP, Titular da Cátedra Fulbright em Direitos Humanos do
Center for Civil and Human Rights, Notre Dame University, EUA.
Celia Alves Rozendo

Professora titular aposentada, Universidade Federal de Alagoas. Atual diretora nacional de educação da ABEn.
Pós doutorado pela Faculty of Nursing, University of Alberta, Canada (2015). Mestrado (1995) e doutorado (2000) pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP. Vem trabalhando temas da educação e da formação em enfermagem na perspectiva da pedagogia crítica e da educação emancipadora, sobretudo com base em Paulo Freire. Tem se engajado na luta pela formação de qualidade na enfermagem, comprometida com a equidade e a justiça social.
Darlene Mara dos Santos Tavares

Professora Titular da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); Editora científica da Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde; Membro da Rede de Enfermeria Adulto Mayor; Bolsista de produtividade em Pesquisa do CNPq e Líder do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva.
Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Já assumiu diversos cargos de Gestão: Coordenação do Mestrado em Atenção à Saúde; Diretora do Instituto Ciências da Saúde; Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação e Vice-Reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
Dayara de Nazaré Rosa de Carvalho

Coordenadora Geral da Liga Acadêmica de Enfermagem (LAESI). Coordenadora do DCEG – Pará.
Representante da Região Norte no DCEG Nacional Gerente de Formação e Desenvolvimento da Secretaria Estadual de Saúde do Pará (SESPA). Mestre em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará.
Débora Liberato Arruda Hissa

Doutora em Linguística Aplicada. Professora do Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLA).
Professora do Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLA), do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e do curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará (UECE), com pós-Graduação em Didática e Metodologia pela Universidad de Valéncia-España. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Linguagem, Ensino e Tecnologia (Lent). Editora da Revista Linguagem em Foco. Áreas de interesse: Letramento Digital, Mídias Sociais, Desordem informacional, Pós-verdade, Tecnopolítica, Plataformização e Datificação.
Ediane de Andrade Ferreira

Docente no colegiado de Enfermagem da UNIFAP entre 2013/2015. Docente no curso de Medicina da UNIFAP (desde 2017).
Enfermeira bacharel e licenciada, especialista em obstetrícia, neonatologia e saúde coletiva. Mestre Materno Infantil pela UFF (2017), doutoranda em Ciência do Cuidado em Saúde pelo PACCS/EEAAC/UFF (2020), possui prática profissional com: Hemocentro, APS, pré-natal, assistência ao parto e nascimento hospitalar e domiciliar, consultora de amamentação, laserterapeuta materno puerperal.
Ethel Leonor Noia Maciel

Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.
Professora do Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLA), do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e do curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará (UECE), com pós-Graduação em Didática e Metodologia pela Universidad de Valéncia-España. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Linguagem, Ensino e Tecnologia (Lent). Editora da Revista Linguagem em Foco. Áreas de interesse: Letramento Digital, Mídias Sociais, Desordem informacional, Pós-verdade, Tecnopolítica, Plataformização e Datificação.
Fernanda Magano

Tesoureira do Sinpsi SP Sindicato das Psicólogas e dos Psicólogos no Estado de São Paulo e Secretária Geral da FENAPSI.
Mesa Diretora do CNS Trabalhadora da Saúde no Sistema Prisional Paulista Especialista em Direitos Humanos.
Fernanda Penido Matozinhos

Professora Adjunta no Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.
Enfermeira epidemiologista. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ). Doutora e Mestre em Saúde e Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. É professora Adjunta no Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais; Membro Docente Permanente Mestrado e Doutorado. É líder do grupo de pesquisa NUPESV - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Vacinação. É Membro da Sociedade Brasileira de Imunizações e da PLOS ONE Editorial Board.
Fernando Porto

Vice-presidente da Academia Brasileira de História da Enfermagem (Abradhenf). Editor Científico da Repef online EEAP e Associado da revista de Enfermagem em Foco/COFEN.
Enfermeiro e Historiador. Dr. Em Enfermagem com pós-doutorado pela USP. Docente da Escola de Enfermagem Alfredo PintoUNIRIO. Coordenador do Programa de Pós-graduação Enfermagem e Biociencias, bem como docente dos PPGs - PPGSTEH E PPGENF.
Francisca Tereza de Galiza

Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Mestrado e Doutorado Acadêmico Cuidados Clínicos em Saúde e Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem (UFPI) e Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (FIOCRUZ). Membro do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica da ABEn e Coordenadora da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Piauí.
Geovana Mendonça Lunardi Mendes

Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (Gestão: ANPED, mais presente!2021-2023) e Vice-presidente da WERA, World Education Research Association.
Bolsista produtividade em pesquisa do CNPq. Presidente da Associação Nacional de
Pesquisa e Pós-graduação em Educação (Gestão: ANPED, mais presente!2021-2023) e
Vice-presidente da WERA, World Education Research Association. Coordenadora do
PPGE da UDESC(2022-2024). Membro do CTC de Educação Básica da CAPES(Agosto de
2023). Coordenadora da Comissão de Sistematização do Fórum Nacional de
Educação(Março de 2023). É membro do Conselho da SBPC, representando as
sociedades científicas da área da Educação.
Hayda Josiane Alves

Docente do Curso de Enfermagem, Instituto de Humanidades e Saúde/UFF-Rio das Ostras. Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva da UFF.
Enfermeira e Mestre em Enfermagem/Unicamp; Doutora em Saúde Pública pela Ensp/Fiocruz e pós-doutora pela School of Community Health and Policy Prevention Sciences Research Center/Morgan State University - Estados Unidos e Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/Unicamp. Desenvolve pesquisas por meio de abordagens participativas e educação popular em saúde.
Iride Cristofoli Caberlon

Diretora do Centro de Ciências da Saúde e Bem-estar DA ULBRA Canoas (1988-2000). Presidente da ABEn RS Gestões 2020-2022 e 2022-2025. Presidente do CEI RS 2020-2024.
Mãe de 3 filhos, viúva desde 2020, aposentada e Curadora da irmã de 83 anos e avó da neta Giulia Maciel Caberlon. Enfª. Dra. em Gerontologia Biomédica/PUCRS; Título Especialista em Gerontologia pela SBGG Nacional 2014 e pela ABEN Nacional em 2016.Gestora e docente de cursos de Graduação Enfermagem Unisinos, ULBRA Canoas e Gravataí.
Isabel Cristina Fonseca da Cruz

Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo/USP (1993). Professora Titular da Universidade Federal Fluminense desde 1994.
Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo/USP (1993). Professora Titular da Universidade Federal Fluminense desde 1994, onde criei nesse ano o Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN). Por conta disso, desde 2005, atuo na formulação e implantação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra-PNSIPN e demais políticas de enfrentamento das ideologias opressivas, assim como vieses implícitos no SUS e, principalmente, no encontro clínico.
Josiane Steil Siewert

Enfermeira, Doutora em enfermagem, docente dos cursos técnico de enfermagem e Bacharelado em Enfermagem do IFSC.
Karina Cardoso Meira

Professora da Escola de Saúde da UFRN. Enfermeira, Mestre em Saúde Pública na subárea de Epidemiologia Geral.
Doutora em Epidemiologia em Saúde Pública (Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP/FIOCRUZ). Professora Permanente da Pós-Graduação em Demografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, bolsista de produtividade do CNPQ (2023) e membra do Grupo de Trabalho de Violência e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).
Karina Silveira de Almeida Hammerschmidt

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande. Professora Associada do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Programa de Pós Graduação Prática do Cuidado em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Prática do Cuidado em Saúde (PPGPCS). Vice Coordenadora do Departamento de Enfermagem Gerontológica da ABEN, seção Paraná (ABEN- PR).
Kenia Lara da Silva

Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela UFMG. Professora da Escola de Enfermagem da UFMG.
Coordenadora do do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Prática de Enfermagem (NUPEPE). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva e Ensino de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, formação profissional, educação, currículo, organização de serviços com ênfase na atenção domiciliar. Bolsista de Produtividade CNPq - nível 2. Avaliadora de cursos do INEP/MEC.
Kenneth Rochel de Camargo Junior

Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e associate editor do American Journal of Public Health.
o doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1993, tendo realizado pós-doutorado na McGill University em 2000/2001. Atualmente é Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e associate editor do American Journal of Public Health. Vice-presidente da ABRASCO no mandato 2008-2010. Vice-presidente honorário para América Latina e Caribe da American Public Health Association, 2014-2015. Membro do Comitê Científico da World Association for Sexual Health (WAS).
Laís de Miranda Crispim Costa

Professora adjunta da EENF/UFAL e docente permanente do PPGENF/UFAL. Coordenadora do PPGENF/UFAL (gestão 2021/2023 e gestão 2023/2025).
Doutora em Enfermagem pelo Programa de pós-graduação da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF) da Escola de Enfermagem (EENF) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora adjunta da EENF/UFAL e docente permanente do PPGENF/UFAL. Coordenadora do PPGENF/UFAL (gestão 2021/2023 e gestão 2023/2025). Especialista em História da Enfermagem pela ABEn. Líder do Grupo de Pesquisa GEDIM - Grupo de Estudos Dona Isabel Macintyre.
Lenira Maria Wanderley Santos de Almeida

Associada Efetiva da ABEn. Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas.
Graduação em ENFERMAGEM-Universidade Federal de Alagoas. Mestrado em Administração-Universidade Federal de Alagoas. Doutorado no Programa Interunidades de Doutoramento/ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO/USP. Associada Efetiva da ABEn. Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas. Especialista e com experiência na área de Saúde Coletiva, SUS, ênfase: epidemiologia, gestão em saúde, controle social, formação em saúde/enfermagem, atenção primária em saúde e saúde do/a trabalhador/a em saúde.
Livia Angeli Silva

Professora adjunta da Escola de Enfermagem da UFBA, pesquisadora do grupo GERIR da Escola de Enfermagem da UFBA e do Observatório de Análise Política em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA.
Enfermeira e Doutora em Saúde Pública. Professora adjunta da Escola de Enfermagem da UFBA, pesquisadora do grupo GERIR da Escola de Enfermagem da UFBA e do Observatório de Análise Política em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Professora colaboradora do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana. Diretora de Desenvolvimento da Prática Profissional e do Trabalho em Enfermagem da ABEn Nacional.
Lucimar de Souza Campos

Enfermeira Responsável Técnica e Gestora da ILPI Lar Jolie/ Especialista em Gerontologia, UERJ Especialista em Terapia Intensiva, Albert Einstein/ Residência multiprofissional em Saúde da Família, UIFESO.
Malvide Da luz G Pedreira

Professora Titular do Departamento de Enfermagem Pediátrica da Escola Paulista de Enfermagem -Unifesp. Chefe da Disciplina de Cuidado Clínico, Cirúrgico e Intensivo. Associate Adjunct Professor da Griffith University, Australia. Pesquisadora e Coordenadora do Comitê de Assessoramento de Enfermagem no CNPq.
Enfermeira. Especialista em Pediatria e Puericultura pela Escola Paulista de Medicina. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Márcia Ferreira

Professora Titular de Fundamentos do Cuidado de Enfermagem, da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ. Coordenadora Adjunta da Área Enfermagem na Capes (2014-2018). Coordenadora do Comitê Assessor da Enfermagem CNPq (2018-2021). Pesquisadora 1B CNPq.
Professora Titular de Fundamentos do Cuidado de Enfermagem, da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ. Membro de Rede Internacional de Pesquisa de Representações Sociais em Saúde. Membro do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica da ABEn. Assessora internacional do Grupo de Investigación Enfermería, Sociedad y Cuidado a la Persona Adulta (Peru). Coordenadora Adjunta da Área Enfermagem na Capes (2014-2018). Coordenadora do Comitê Assessor da Enfermagem CNPq (2018-2021). Pesquisadora 1B CNPq.
Maria Cristina Sant’Anna da Silva

Conselheira da Diretoria da SBGG, seccional RS. Membro do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica da Associação Brasileira de Enfermagem (DCEG-ABEn).
Enfermeira
Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) -
Especialista em Gerontologia titulada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) -
Especialização em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) -
Maria do Socorro de Souza

Atualmente é docente-pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Gerência
Regional / Brasília.
Graduada Filosofia e História pela Universidade Católica de Pernambuco, mestrado em Política Social pela Universidade de Brasília e doutorado em Educação em Ciências e Saúde pelo
NUTES/UFRJ. Atualmente é docente-pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Gerência Regional / Brasília. Atua na área da Saúde Coletiva, com ênfase nos temas: Movimentos Sociais, Democracia participativa, Controle social no SUS, Rel. Étnico-racial e de Gênero e Desenvolvimento Rural Sustentável.
Maria Helena Lenardt

Lider do Grupo Multiprofissional de Pesquisa sobre Idosos – GMPI Primeira. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná.
Doutorado em Filosofia da Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná - Curitiba. Prêmio "Orgulho da Gerontologia do Paraná - Homenagem da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia/Paraná.
Maria Itayra Coelho de Souza Padilha

Professora Titular do Depto de Enfermagem da UFSC. Professora voluntária do Programa de Pós-graduação em Enf. Da UFSC.
Doutora em Enfermagem pela EEAN/UFRJ. Pós Doutora pela Lawrence Bloomberg Faculty of Nursing - Universidade de Toronto- Canada . Professora Titular do Depto de Enfermagem da UFSC. Professora voluntária do Programa de Pós-graduação em Enf. Da UFSC. Vice líder do GEHCES- Laboratório de Peswuisas em História do Conhecimento em Enfermagem e Saúde/ UFSC. Editora Científica da HERE- História da Enfermagem-Revista Eletrônica. Pesquisadora 1A do CNPq.
Marina Aleixo Diniz Rezende

Professora Adjunta do Curso de Enfermagem e Vice coordenadora do Mestrado em Atenção à Saúde da PUC Goiás.
Enfermeira, Especialista em Docência na Educação Superior; Mestre em Atenção à Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Doutora em Ciências pela EERP-USP. Professora Adjunta do Curso de Enfermagem e Vice coordenadora do Mestrado em Atenção à Saúde da PUC Goiás. Membro da Rede Brasileira de Letramento em Saúde. Membro da Red de Enfermería de Salud del Adulto Mayor (RedESAM). Coordenadora do Departamento Científico da Enfermagem Gerontológica da Região Centro-Oeste. Linha de Pesquisa: Saúde do Idoso; Doenças Crônicas; Saúde Pública.
Mercedes de Oliveira Neto

Professora Associada do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública, da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.
Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UERJ - PPGENF/UERJ. Especialista e Imunização e Saúde do Viajante pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas - INI/FIOCRUZ. Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, com pós-doutoramento em Epidemiologia pela Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ.
Nádile Juliane Costa de Castro

Docente da Universidade Federal do Pará, na Faculdade de Enfermagem e do Programa de Pós graduação em Enfermagem (PPGENF-UFPA).
Doutora em Ciências socioambientais (NAEA/UFPA). Mestre em Doenças Tropicais (NMT/UFPA). Graduada em Enfermagem (Escola de Enfermagem Magalhães Barata/UEPA). Pós-graduada em Saúde Publica e metodologia do ensino de artes. Docente da Universidade Federal do Pará, na Faculdade de Enfermagem e do Programa de Pós graduação em Enfermagem (PPGENF-UFPA). Líder do grupo de Pesquisa sobre Diversidade, Saúde e Ambiente com e para povos indígenas e comunidades tradicionais da Amazônia. Diretoria de Comunicação social e Publicações da ABEn seção Pará.
Paula Costa Castro

Presidente da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia, Professora Associada do Departamento
de Gerontologia – DGero – UFSCar.
Presidente da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia, Professora Associada do Departamento
de Gerontologia - DGero - UFSCar, Professora no Bacharelado em Gerontologia UFSCar,
Orientadora no Programa de Pós Graduação em Gerontologia UFSCar, Orientadora no Programa
de Pós-graduação Interunidades em Bioengenharia da Universidade de São Paulo - USP.
Paulo Henrique Almeida Rodrigues

Sociólogo, mestre e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ), professor e Coordenador do Programa de Pós -Graduação Acadêmico em Saúde Coletiva do IMS/UERJ.
Radamés Rogério

Professor adjunto II da Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Professor do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória/UESPI).
Professor adjunto II da Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Professor do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória/UESPI). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará – UECE; Doutor e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Coordenador de área do PIBID/UESPI Sociologia. Pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Ciências Sociais (UESPI) com ênfase em Sociologia da educação, Sociologia do esporte, Sociologia política e Antropologia do espaço.
Regina Celia Gil

Atualmente ocupa a direção do
Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES/SGTES/MS).
Com formação em enfermagem, Mestrado em Saúde Coletiva e Doutorado em Saúde
Pública, atuação na gestão do SUS e como professora no Departamento de Saúde
Coletiva da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Regina Gil tem dedicado anos à
gestão da educação na saúde, atuando na área de Saúde Coletiva com ênfase em
Atenção Primária/Atenção Básica e Saúde da Família. Atualmente ocupa a direção do
Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES/SGTES/MS).
Rita de Cássia Barradas Barata

Prof. Adjunto Departamento de Saúde Coletiva. Faculdade de ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Ricardo de Mattos Russo Rafael

Enfermeiro. Doutor em Ciências pela UERJ. Professor associado à Faculdade de Enfermagem da UERJ.
também atuando no Programa de Pós-graduação em Enfermagem. É Procientista da UERJ, Bolsista Produtividade nível 2 do CNPq. Líder do Laboratório de Pesquisa VIÉS (Violências, Interseccionalidades, Epidemiologia e Sociedade), trabalhando principalmente os temas: epidemiologia, violências, diversidade sexual e de gênero, iniquidades em saúde e Direitos Humanos
Rita de Cássia Franco Rêgo

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (1987), mestrado em Saúde Coletiva (1996) e Doutorado em Saúde Pública / Epidemiologia (2002) ambos pelo ISC-UFBA.
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (1987), mestrado em Saúde Coletiva (1996) e Doutorado em Saúde Pública / Epidemiologia (2002) ambos pelo ISC-UFBA. Pós-doutorado no Departamento de Epidemiologia da Gillings School of Global Public Health (2015-2016) na University of North Carolina at Chapel Hill (UNC-CH), Estados Unidos. É professora titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho (PPGSAT) e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento, atuando no mestrado profissional em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental. Docente do Dinter IESC-UFRJ - PPGSAT-UFBA (2020). Líder do Grupo de Pesquisa Saúde, ambiente, trabalho e sustentabilidade em comunidades, voltado para aspectos epidemiológicos das doenças provocadas por exposição ambiental e ocupacional em populações vulneráveis, avaliação do impacto de intervenções sobre a saúde da população, e aspectos teóricos e metodológicos da Epidemiologia ambiental. Membro do grupo de pesquisa "Conservação e uso sustentável da Biodiversidade da Caatinga". Integrante da rede INCT Ambitropic Fase II, Brasil e ToxicBody, da Espanha. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho de 2018-2020, tendo sido vice-coordenadora de 2008-2012. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, Epidemiologia e Gestão de Serviços de Saúde, tendo sido Secretária Municipal de Saúde de Lauro de Freitas, na Bahia (2005-2006). Em 2004, recebeu com a sua tese de doutorado o prêmio de primeiro lugar da Organização Panamericana da Saúde em Estudo de caso e experiências bem sucedidas em saneamento ambiental e saúde na região da América Latina e Caribe. Em 2007, teve um artigo do qual é co-autora destacado entre os doze melhores do mundo dentre as revistas internacionais. Até março de 2023 publicou 38 artigos completos em periódicos, um livro e 14 capítulos de livro. Em 2018, publicou um livro que trás resultados do impacto na saúde de uma grande obra de intervenção sanitária em Salvador. Como orientações concluídas possui: 21 de mestrado acadêmico, 1 de doutorado, 3 supervisões de pós-doutorado, 13 de trabalho de conclusão de curso de especialização, 24 de trabalho de conclusão de curso de graduação em medicina, 81 bolsistas de iniciação científica. Em 2018, recebeu 2nd Women Leaders in Global Health Conference Scholarship para participar da 2nd Women Leaders in Global Health (WLGH) Conference na London School of Hygiene in Tropical Medicine (LSHTM).Atua principalmente nos seguintes temas: epidemiologia ambiental; fatores de risco ambiental e ocupacional; saúde infantil; diarreia infantil e saneamento; avaliação de programas de saneamento; ambiente, saúde e sustentabilidade no trabalho da pesca artesanal; trabalho, ambiente e saúde de comunidades tradicionais; exposição a produtos químicos e efeitos na saúde humana; pesquisa participativa de base comunitária, epidemiologia e justiça ambiental. Foi tutora do Programa de Educação Tutorial (PET MEDICINA) do MEC de 2008-2012. Desde 03/2021 aposentada, e vinculada à UFBA pelo Programa de Professores Aposentados (PROPAP), sem vínculo de emprego. Scopus 351 citações h-index = 7 (até 11/07/2023), Web of Science: 326 citações Indice h = 7, Google Scholar Citations (31.01.2023): 1039 (418 desde 2018) Indice h = 14 (12 desde 2018) Indice i10 = 20 (14 desde 2018)
Roberta Georgia Sousa dos Santos

Professora adjunta do departamento de enfermagem de saúde pública da Faculdade de Enfermagem da UERJ.
Roberta Georgia Sousa dos Santos, Filha de Maria e Paulo, Mulher negra, Enfermeira (EEAN/UFRJ), Professora adjunta do departamento de enfermagem de saúde pública da Faculdade de Enfermagem da UERJ, Doutora em Ética e Bioética Aplicadas á Saúde Coletiva (PPGBIOS/IESC/UFRJ), Pós graduada em saúde pública, vigilância em saúde, gestão dos serviços de saúde e saúde da família, Coordenadora do projeto de extensão Quilombo do Cuidar e pesquisadora na área de Saúde da População Negra.
Roberto Wagner Júnior Freire de Freitas

Pesquisador em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-Ceará) na área de Saúde da Família. Coordenador Geral do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (PPGSF), da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF).
Pesquisador em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-Ceará) na área de Saúde da Família. Coordenador Geral do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (PPGSF), da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF). Concluiu a Graduação em Enfermagem (2007), Mestrado em Enfermagem (2010) e Doutorado em Enfermagem (2013) pela Universidade Federal do Ceará.
Roberto Leher

Romulo Delvalle

Diretor de comunicação social e publicações da ABEn Rio de Janeiro. Membro do grupo internacional da tríplice aliança.
Enfermeiro Mestre em enfermagem pela UFF. Especialista em gerontologia titulado pela SBGG. Diretor de comunicação social e publicações da ABEn Rio de Janeiro. Membro do grupo internacional da tríplice aliança. Membro do grupo de pesquisa contenção de pessoas idosas como forma de violação de direitos humanos. Docente da pós graduação em geriatria e gerontologia da UnATI/UERJ.
Rosimere Ferreira Santana

Conselheira Titular – Conselho Regional de Enfermagem COREN-RJ (Gestão 2021-2023). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem Gerontológica (NEPEG) e do Grupo de Estudos em Processo de Enfermagem e Prática Avançada de Enfermagem (GEPEPAE).
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (2000), Mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e Pós-doutorado pela Universidade Federal do Ceará (2012). Bolsista de Produtividade do CNPq 1D (2021). Professora Associada da Universidade Federal Fluminense (2006), atuando na graduação, na especialização em Enfermagem Gerontológica, no Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial (MPEA), no Mestrado e no Doutorado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS). Conselheira Titular - Conselho Regional de Enfermagem COREN-RJ (Gestão 2021-2023). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem Gerontológica (NEPEG) e do Grupo de Estudos em Processo de Enfermagem e Prática Avançada de Enfermagem (GEPEPAE). Coordenadora do Acordo de Cooperação entre a UFF e a Azienda per Lassistenza Sanitaria Triestina - Itália (2017). Membro da Rede de Pesquisa em Processo de Enfermagem (RePPE 2020-2021). Membro da Associação Internacional pela Cultura da Não Contenção. Membro da Sigma Theta Tau - Capítulo Rho Upsilon. Tem experiência na área de Enfermagem Gerontológica, Processo de Enfermagem e Formação Profissional em Prática Avançada.
Rosalina Aparecida Partezani Rodrigues

Prof Titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP. Ensino de graduação e
pós graduação em Envelhecimento Especialista em gerontologia pela SBGG.
Prof Titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP. Ensino de graduação e pós graduação em Envelhecimento Especialista em gerontologia pela SBGG, Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Geriatria e Gerontologia da EERP USP. Pesquisador 1B do CNPq. Tema de projeto de pesquisa atual- fragilidade, sarcopenia em idosos e capacidade intrínseca.
Sara Wagner York

Deficiente visual, pai, avó e apresentando-se como Travesti da/na Educação. Mestra em Educação (GENI/ProPEd / UERJ – com bolsa CNPq). Especialista em Gênero e Sexualidades (CLAM / Instituto de Medicina Social – UERJ – com bolsa da própria instituição).
Especialista em Orientação Escolar, Supervisão Escolar e Inspeção Escolar (ISV). Graduada em Letras - Literatura Inglesa (Licenciatura / UNESA), Pedagogia (Licenciatura / UERJ) e Letras Vernáculas e Literaturas Brasileiras.
Sonia Acioli de Oliveira

Presidente Nacional da Associação Brasileira de Enfermagem Gestão 2020-2022.Prof. Associada do Depto de Enfermagem em Saúde Pública e Prof. do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da UERJ.
Procientista UERJ. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social /UERJ. Pós doutora pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Coordenadora do Depto Científico de Enfermagem na Atenção Básica- ABEn Nacional e RJ. Membro do GT de Educação Popular e Saúde e do Comitê da Rede de Pesquisa em APS da ABRASCO
Sonia Barros

Professora Sênior no Instituto de Estudos Avançados da USP.
Graduada em Enfermagem de Saúde Pública pela UFBA,mestrado em Enfermagem Psiquiátrica
pela USP e doutorado em Enfermagem pela USP.Professora Titular aposentada pelo
Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da USP
e,atualmente,Professora Sênior no Instituto de Estudos Avançados da USP. Foi agraciada com a
Medalha de Bronze Oswaldo Cruz, pelo Gabinete da Presidência da República em 12/2002. E com
o Prêmio Nise da Silveira, pela Câmara de Deputados do Congresso Nacional,em
2022.Atualmente,Diretora do DESME
Tânia Cristina Franco Santos

Professora Titular do Departamento de Enfermagem Fundamental da EEAN/UFRJ. Bolsista de Produtividade 2 do CNPq.
Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto / Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery / Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ). Pós-doutorado em História da Enfermagem pela Escuela de Enfermería / Universidad de Valladolid, Espanha.
Tânia Maria de Oliva Menezes

Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa do Idoso – NESPI. Diretora científica da ABRAz regional BA.
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Especialista em gerontologia social, administração hospitalar e metodologia do ensino superior.
Tatiane Araújo dos Santos

Consultora da Organização Pan-Americana de Saúde na Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (2020 até 2022).
Enfermeira e doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Docente na Escola de Enfermagem da UFBA . Líder do Núcleo de Pesquisa em Políticas, Gestão, Trabalho e Recursos Humanos em Enfermagem e Saúde Coletiva.
Tiane Muriel Volpato Prado Farias

Professora MBA Gestão em Saúde Moinhos de Vento e fundadora da Startup Ellas na Saúde. Diretora de Comunicação Social e Publicações da ABEn RS.
Enfermeira UFPEL, doutoranda em Epidemiologia UFRGS, especialista em administração em saúde, MBA Gestão em Saúde, mestre em saúde coletiva e especialista em Empreendedorismo pelo HIAE. Mentora e palestrante. Professora MBA Gestão em Saúde Moinhos de Vento e fundadora da Startup Ellas na Saúde. Diretora de Comunicação Social e Publicações da ABEn RS. Nos últimos 26 anos atuou em grandes instituições de saúde hospitalar e de educação, com destaque para as atuações em gestão de grandes equipes assistenciais e na coordenação de projetos.