6º SITEn

Para visualizar a tabela em seu celular, ative o modo horizontal.

Subcomissão científica

Ivone Evangelista Cabral – Coordenadora da subcomissão científica do SITEn. UERJ e UFRJ

Maria Regina Araujo Reicherte Pimentel – Coordenadora Adjunta da Sucomissão Científica do  SITEn. UERJ

Livia Angeli Silva – Diretora Nacional de Desenvolvimento da Prática Profissional e do Trabalho de Enfermagem, UFBA

Inês Leoneza – Vice-Presidente da ABEn-RJ. UFRJ/ Campus Macaé

Marina Peduzzi – Comissão Permanente sobre o trabalho em enfermagem/ABEn Nacional e EERP/USP

Denise Rezende Sanches – Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnf RJ)

Luciano Pinheiro – Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem – RJ

Auditório Edma Rodrigues Valadão - 6º SITEN

08:45 às 09:00

CERIMÔNIA DE ABERTURA

09:00 às 10:00

CONFERÊNCIA

Trabalho da enfermagem em contextos de iniquidades

10:00 às 12:00

MESA REDONDA

Avanços e retrocessos das políticas de proteção ao trabalho e ao trabalhador(a) de Enfermagem

10:05 às 10:20

O mundo do trabalho e alcance do desenvolvimento global sustentável

10:20 às 10:35

Transformações do trabalho de Enfermagem com o modelo econômico do liberalismo

Enfermeira Sanitarista. Doutora e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Pósdoutorado na Université Sorbonne Paris Nord. Docente e pesquisadora colaboradora da Escola de Governo Fiocruz, Brasília e da Universidade de Brasília. Pesquisadora em Saúde Coletiva, com ênfase nas temáticas: atenção básica à saúde; acesso; equidade; migração, saúde e direitos humanos; saúde indígena; saúde da/o trabalhadora/a e vigilância em saúde. Experiência em políticas públicas no campo da Saúde Coletiva; políticas de equidade: população negra, em situação de rua, e populações do Campo, da Floresta e das Águas; e de gestão pública. Participação no movimento sindical como dirigente, movimento popular de saúde e atual presidenta da Associação Brasileira Nacional de Enfermagem (ABEn).

Enfermeira. Doutora em Saúde Pública. Com uma década de sólida experiência em força de trabalho em saúde, sistemas de saúde e desigualdades em diferentes países de renda baixa, média e alta em África, Ásia Central, Europa e América Latina. As contribuições de Alba nas organizações acadêmicas, políticas e multilaterais a nível nacional, regional e global visam promover ações baseadas em evidências para a liderança política, análise do mercado de trabalho em saúde e planejamento de políticas, gênero e saúde e bem-estar da força de trabalho da saúde. 

Professora Sênior da Escola de Enfermagem da USP. Doutorado em Saúde Coletiva pela UNICAMP. Pós Doutorado em Prática e Educação Interprofissional no Kings College London. Líder do Grupo de Pesquisa ‘Gestão e Educação em Saúde e Enfermagem na perspectiva Colaborativa Interprofissional’. Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento em Enfermagem da Escola de Enfermagem da USP. Coordenadora da Estação de Trabalho da EEUSP da Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde da OPAS e Ministério da Saúde.

Enfermeira ABEn-RJ. (Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos (Etis/ SES-RJ))

Enfermeira. Doutora em Saúde Pública

Professora Adjunta de Direito do Trabalho da Universidade de Brasília. Doutora e Mestra em Direito pela UnB. Presidente da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho - ABET (2022-2023). Integrante da Coordenação da Remir- Rede de Estudos e Monitoramento interdisciplinar da Reforma Trabalhista.

10:50 às 11:05

Qual é o Lugar político do(a) trabalhador(a) no mundo do trabalho na atualidade

10:20 às 10:35

De que forma as Interseccionalidades podem explicar as condições de vida e trabalho na enfermagem, mantendo seus trabalhadores e trabalhadoras em estado de alienação? Como é possível superar essa alienação?

11:05 às 11:20

Relações de trabalho da enfermagem no Canadá e a imigração

13:40 às 14:30

CONFERÊNCIA

Piso Nacional da Enfermagem: o que está sendo feito para sua implementação?

14:40 às 17:00

TALK SHOW

Talk Show com as organizações de enfermagem – Defesa do trabalho de enfermagem e a superação de iniquidades: o que propor?

Enfermeira e doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Docente na Escola de Enfermagem da UFBA . Líder do Núcleo de Pesquisa em Políticas, Gestão, Trabalho e Recursos Humanos em Enfermagem e Saúde Coletiva. Atua como Consultora da Organização Pan-Americana de Saúde na Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (2020 até 2022).

Bacharel em Enfermagem e Obstetrícia. Mestre em Saúde Pública, Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Servidora Pública Municipal aposentada. Atuação nas últimas décadas com educação profissional, pedagógica e permanente dos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. Ativista por um Sistema Único de Saúde público, de qualidade e sem racismo. Presidenta da Soweto Organização Negra e idealizadora da Articulação Nacional de Enfermagem Negra ANEN.

A professora tem sua formação acadêmica em Enfermagem com graduação pela Universidade Gama Filho, Mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado pela Université de Montréal. Ela é Professora Associada da Daphne Cockwell School of Nursing da Toronto Metropolitan University (Canadá). Seu programa de pesquisa explora letramento em saúde sob condições de marginalização social e minorias linguísticas como fatores de vulnerabilidade social. Seu principal interesse de pesquisa e promoção da saúde e Enfermagem global.

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutorado pela Division of Social and Transcultural Psychiatry, Mcgill University. Presidente da ABEn Nacional (2010-2013). Membro da CONEP. Membro do Conselho Deliberativo da ABEC. Membro Core Staff do JBI Brasil. Professora Titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da EEAN/UFRJ (aposentada). Professora Adjunta Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Pesquisadora do CNPq. Procientista UERJ.

Enfermeira. Membro da Diretoria do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio de Janeiro (Secretaria de Acordos Coletivos e Assuntos Jurídicos

Diretor Executivo do Fundo Nacional de Saúde/Secretaria Executiva. Ministério da Saúde

Ivone Evangelista Cabral

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutorado pela Division of Social and Transcultural Psychiatry, Mcgill University. Presidente da ABEn Nacional (2010-2013). Membro da CONEP. Membro do Conselho Deliberativo da ABEC. Membro Core Staff do JBI Brasil. Professora Titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da EEAN/UFRJ (aposentada). Professora Adjunta Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Faculdade de Enfermagem da UERJ.Pesquisadora do CNPq. Procientista UERJ.

Livia Angeli Silva

Enfermeira e Doutora em Saúde Pública. Professora adjunta da Escola de Enfermagem da UFBA, pesquisadora do grupo GERIR da Escola de Enfermagem da UFBA e do Observatório de Análise Política em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Professora colaboradora do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana. Diretora de Desenvolvimento da Prática Profissional e do Trabalho em Enfermagem da ABEn Nacional.

Maria Regina Araujo Reicherte Pimentel

Bacharel em Enfermagem pela UERJ em 1984.Mestrado e doutorado em enfermagem, com objetos voltados para Educação em Enfermagem. Atuei como enfermeira na SES-RJ, desde 1996, onde destaco o exercício da Direção Pedagógica da Escola de Formação Técnica em Saúde Enfª Izabel dos Santos e Assessoria da Coordenação da Gestão e Avaliação da Vigilância em Saúde. Sou Professora Adjunta na Faculdade de Enfermagem da UERJ, desde 1995, com as temáticas educação em enfermagem, monitoria acadêmica, metodologia da pesquisa e história da enfermagem.

Paula Cristina da Silva Cavalcanti

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do curso de graduação em enfermagem na Associação Educacional Dom Bosco. Resende- RJ

Miriam Andrade de Souza Lopes

Presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Município do Rio de Janeiro desde 2016. Auxiliar de enfermagem, servidora pública há mais de 30 anos e membro ativo do Conselho Municipal de Saúde. Líder sindical na luta incansável pela valorização da categoria dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem na cidade.

Libia Dantas Bellusci

Formada em Enfermagem pela UNIG. Pós-graduação em Urgência e Emergência e em Docência do Ensino Técnico. Como experiência profissional, atuou nas UPAs de Cabuçu, Campo Grande II e Penha; no Samu, como enfermeira emergencista e supervisora, na UBS Vila Tânia e Rancho Fundo e no Espaço Municipal da Terceira Idade de Nova Iguaçu. Tem se destacado na luta em defesa da majoração do Piso Salarial da Enfermagem. Coordenadora do Fórum Nacional de Enfermagem. Coordenadora do Fórum Nacional de Enfermagem. Secretaria de Organização e Relações do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro. 

Marco Antônio Schiavo de Sousa

Enfermeiro. Presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnf RJ) 

Jacinta de Fátima Sena da Silva

Enfermeira Sanitarista. Doutora e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Pós Doutorado na Université Sorbonne Paris Nord. Docente e pesquisadora colaboradora da Escola de Governo Fiocruz, Brasília e da Universidade de Brasília. Pesquisadora em Saúde Coletiva, com ênfase nas temáticas: atenção básica à saúde; acesso; equidade; migração, saúde e direitos humanos; saúde indígena; saúde da/o trabalhadora/a e vigilância em saúde. Experiência em políticas públicas no campo da Saúde Coletiva; políticas de equidade: população negra, em situação de rua, e populações do Campo, da Floresta e das Águas; e de gestão pública. Participação no movimento sindical como dirigente, movimento popular de saúde e atual presidenta da Associação Brasileira Nacional de Enfermagem (ABEn).

Scroll to Top