Os trabalhos originais deverão ser encaminhados sob a forma de resumo simples, com no mínimo 150 e no máximo 300 palavras. Serão aceitos resumos em português, inglês ou espanhol, de acordo com o idioma do país de origem do autor do trabalho.
A elaboração do resumo deve incluir, objetivos, método, resultados, conclusão ou considerações finais, contribuições ou implicações para a Enfermagem, totalizando entre 150 e 300 palavras.
O resumo deve conter o título, limitando-se ao campo destinado no sistema de submissão.
Não incluir referências no resumo.
Para anexar ao sistema de submissão: resumo em formato doc ou docx (e não em PDF) com texto digitado sem parágrafos, de acordo com a norma culta da língua que foi submetido; fonte Times New Roman 12; espaço simples entre linhas; margens superior e esquerda – 3,0 cm, margens inferior e direita – 2,0 cm. Não incluir figuras, tabelas ou quadros no resumo. Título completo escrito em letras maiúsculas, com recuo de 2 cm da margem esquerda. Na linha seguinte, incluir nomes completos dos autores. O nome do relator deverá ser destacado no sistema de submissão e no resumo anexado ao sistema. Ao final do texto, deverão ser incluídos até três descritores (DECs Bireme – http://decs.bvs.br/) informando para qual dos três eixos o trabalho deverá ser designado.
Em nota de rodapé informar a categoria profissional, titulação, cargo ou função dos autores, instituição de origem e um endereço eletrônico válido do relator para contato.
É obrigatório que o relator do trabalho esteja inscrito no evento para que o trabalho submetido seja aceito para apresentação.
Cada relator poderá submeter no máximo dois (2) trabalhos.
Eixo 1. A pesquisa em enfermagem para produzir evidências, consolidar práticas e contribuir para o fortalecimento dos territórios.
Ementa: estudos e pesquisas implementados com os mais variados métodos de investigação visando a produção e disseminação de evidências para a consolidação de práticas que contribuam para o fortalecimento dos territórios. Territórios pensados para além de um lugar geográfico, concepção ampliada de onde as pessoas, com quem e como elas vivem e interagem para ter seus direitos básicos e fundamentais assegurados.
Eixo 2. Enfermagem como ciência cidadã com práticas inclusivas e cuidados interculturais.
Ementa: estudos metodológicos, reflexivos, teórico-filosóficos e resultados finais de pesquisas que abordem a parceria de cientistas e cidadãos, como participantes ativos, no processo de condução de projetos científicos contributivos, colaborativos ou copesquisadores, com foco sobre práticas inclusivas e cuidados interculturais.
Eixo 3. Os desafios da pesquisa com e sobre a Força de Trabalho em Enfermagem.
Ementa: incluem-se resumos de estudos e pesquisas com resultados finais sobre o Trabalho em Enfermagem, tais como processo de trabalho, precarização, reconhecimento e visibilidade do trabalho etc.
Além dos requisitos de preparação dos resumos listados, o processo de avaliação será conduzido em conformidade com as seguintes regras:
- O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central do 23º SENPE/4ºSINPE – Interfaces da pesquisa em enfermagem na diversidade dos territórios – e relacionar-se ao eixo temático escolhido;
- O conteúdo deve apresentar coerência teórica e metodológica;
- Deverá haver encadeamento lógico entre as partes, tornando a totalidade do texto consistente e compreensível para o leitor;
- O resumo deve ser escrito de maneira clara, coerente e concisa.
O relator deverá optar pela forma de apresentação do trabalho: pôster, comunicação coordenada e tema livre para prêmio. Entretanto, a Subcomissão de Temas poderá redirecionar a forma de apresentação dos trabalhos selecionados, segundo critérios de avaliação do mérito científico por pares. Para facilitar a organização e distribuição dos trabalhos inscritos nas modalidades “Comunicação Coordenada” e “Pôster”, de acordo com as áreas afins, os autores deverão escolher a área temática e indicar no formulário de inscrição.
- Comunicação coordenada
Nesta modalidade, o número máximo de autores é 5 (Cinco). Trabalhos de autoria de estudantes de graduação deverão ter no elenco de autores pelo menos um profissional graduado.
As apresentações serão organizadas com temas afins com disponibilização de equipamento multimídia. A critério da Comissão Científica, o trabalho submetido para essa modalidade poderá ser redesignado para a sessão E-poster.
O tempo de apresentação será de até 10 minutos, sendo reservados 05 minutos adicionais para perguntas do público. Esta modalidade se destina, exclusivamente, à apresentação de resultados de teses, dissertações e pesquisas concluídas, que guardem relação com o tema central e um dos três eixos temáticos do 23º SENPE/4º SINPE escolhido.
- E-Pôster (poster eletrônico)
Nesta modalidade, o número máximo de autores é 5 (Cinco). Trabalhos de autoria de estudantes de graduação deverão ter no elenco de autores pelo menos um profissional graduado.
Destina-se à apresentação de estudos e pesquisas concluídos ou com resultados parciais, classificados de acordo com o eixo temático do 23º SENPE/4º.SINPE escolhido.
Aplicam-se nesta modalidade ainda, outros tipos de estudos relacionados aos eixos temáticos do 23º SENPE/4º.SINPE, tais como relatos de experiência de pesquisa, reflexão teórico-metodológico, aplicação de metodologias inovadoras.
Os e-posters devem ser elaborados rigorosamente segundo o modelo disponibilizado na página do evento (Template), sendo permitido a utilização de imagens e gráficos.
Os trabalhos serão apresentados na forma oral e visual, em local e equipamento indicado para tanto, de acordo com grade de apresentação específica. É indispensável a presença do relator para explanação/apresentação do trabalho. Os relatores serão informados com antecedência sobre o dia, horário e número do equipamento que seu e-poster será projetado e apresentado para os participantes do evento.
Importante: a entrega do pôster eletrônico é de responsabilidade do relator e de acordo com orientações a serem postadas no site do evento. A organização do evento não se responsabilizará por trabalhos que forem entregues fora do prazo ou elaborados fora das normas estabelecidas.
- Temas Livres para Prêmios
Nesta modalidade, o número máximo de autores é definido pelo Regimento de cada Prêmio e destina-se à apresentação de trabalhos científicos, que concorrerão aos prêmios oferecidos no 23º SENPE/4º.SINPE. Além dos resumos (elaborados seguindo as normas da seção “Comunicação Coordenada”, submetidos em formato doc ou docx), a versão completa do trabalho deverá ser enviado em formato PDF, sem a identificação dos autores, via sistema de submissão, no idioma do autor principal.
A redação do trabalho completo deverá utilizar as Instruções aos Autores da Revista Brasileira de Enfermagem, disponíveis em http://www.scielo.br/revistas/reben/pinstruc.htm. A adoção dessas instruções não significa que o trabalho será avaliado como manuscrito pela Revista e nem que o trabalho eventualmente premiado será publicado na revista.
Somente os trabalhos que alcançarem a pontuação acima de oito (8,0) na avaliação dos membros da comissão científica, de acordo com as diretrizes abaixo, seguirão para a sessão de comunicação oral:
- O conteúdo da versão completa do trabalho deve ser relevante para o tema central do 23º SENPE/4ºSINPE – Interfaces da pesquisa em enfermagem na diversidade dos territórios – e relacionar-se com a especificidade do Prêmio indicado.
- O conteúdo deve apresentar coerência teórica e rigor metodológico;
- Deverá haver encadeamento lógico entre as partes, tornando a totalidade do texto consistente e compreensível para o leitor;
- O texto completo deve ser escrito de maneira clara, coerente e concisa e em conformidade com a norma culta do idioma.
Os trabalhos serão apresentados na forma oral com dispositivo de multimídia, com tempo de apresentação de 15 minutos.
Haverá um coordenador que conduzirá a discussão sobre o tema com os interessados. Antes de inscrever o trabalho a prêmio, clique no link específico para conhecimento do Regimento de cada prêmio.
Para concorrer a prêmio, o trabalho deve estar inscrito no 23º SENPE/4º SINPE, ter caráter original atestado por seus autores, concorrer única e especificamente a um Prêmio e, como condição sine qua non, ser apresentado por um dos seus autores, em Sessão de Comunicação Oral. Como cada prêmio tem um foco específico, é preciso seguir os temas e normas de cada um (veja abaixo).
Conheça os prêmios que serão concedidos durante o 23º SENPE:
– Prêmio Edith Magalhães Fraenkel – Para a leitura do Regulamento Clique aqui
– Prêmio Zaira Cintra Vidal – Para a leitura do Regulamento Clique aqui
- A Subcomissão de Temas somente avaliará os trabalhos e proposições de atividades que estiverem em conformidade com as normas.
- Todo trabalho, após ser submetido à Subcomissão, não poderá sofrer alteração. Portanto, atenção ao anexar o seu arquivo! Verifique se realmente é o arquivo correto a ser anexado no sistema.
- Os certificados de apresentação de Comunicação Coordenada, comunicação oral, E-poster e Prêmios serão fornecidos somente aos relatores que efetivamente comparecerem e apresentarem seus trabalhos. Estes certificados estarão disponíveis online em arquivo PDF, no mesmo link de inscrições, após a realização do 23° SENPE/4ºSINPE.
A data para inicio da submissão de trabalhos será dia 28/02/2025. A data limite para envio de trabalhos e proposições será 31 de maio de 2025.