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Trabalhos

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Máximo de autores

02

Trabalhos como Relator

25/10

Limite de envio

30/07

rESULTADO

10/08

lIMITE ENVIO PÔSTER

NORMAS PARA PREPARAÇÃO, SUBMISSÃO, AVALIAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS E COMPOSIÇÃO DOS ANAIS

1.1. O prazo para submissão dos trabalhos ao 19º SENADEn, 16º SINADEn e 4º CoBESM será de 03/05/2024 até 31/07/2024.

1.2. A submissão de trabalhos deve ser feita exclusivamente via formulário online no site do evento.

1.2.1. Recomenda-se que a submissão dos trabalhos seja feita com antecedência pois o evento não se responsabiliza por eventuais problemas técnicos que inviabilizem a submissão dentro do prazo estabelecido.

1.3. Na submissão de trabalhos, para concorrer à premiação, é obrigatório cumprir integralmente as normas próprias de cada prêmio, conforme os respectivos regulamentos. 

1.4. Na submissão deverá ser indicada a categoria do trabalho, a saber: trabalho na íntegra para concorrer à premiação ou trabalho enviado na forma de resumo.

1.5. No caso de submissão de trabalhos em forma de resumos, deve ser também indicada a modalidade desejada para apresentação do trabalho (E-poster ou Comunicação Oral).

1.5.1. A critério da Comissão Científica a modalidade de apresentação indicada na submissão de trabalhos em forma de resumo, poderá ser alterada, com a devida notificação ao autor.

1.6. No caso de trabalhos concorrentes aos prêmios, a modalidade de apresentação será necessariamente a Comunicação Oral.

1.7. No ato de submissão de trabalhos enviados na forma de resumo, deve ser indicado o eixo temático, dentre as seguintes opções:

EIXO I – Novas formas de ensinar e aprender voltadas à qualidade da formação e da consolidação da identidade profissional na perspectiva crítica, reflexiva e política.

EIXO II – Consolidação do campo profissional, aperfeiçoamento e inovação na assistência orientada pelo processo de enfermagem nos diferentes níveis de atenção à saúde.

EIXO III – Processos de trabalhar e de educar em enfermagem, demandas para o bem viver e a saúde mental.

EIXO IV – Desafios e perspectivas para a construção do futuro da formação e da prática profissional.

1.8. No caso da submissão de trabalhos para concorrer a prêmios deve ser indicado exclusivamente um deles, a saber: na área de educação: IZABEL DOS SANTOS, “VILMA DE CARVALHO”; na área de sistemas de linguagem padronizada: MARIA MIRIAM LIMA DA NÓBREGA”, “TELMA RIBEIRO GARCIA”; na área de saúde mental: TERESA DE JESUS SENA

1.8.1. A formatação de trabalhos na íntegra para concorrer a prêmios deve seguir as normas da Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn) https://www.scielo.br/journal/reben/about/#instructions e preparado com base no template (Anexo I – ao final deste documento).

1.9. Após o envio do trabalho pelo responsável pela submissão no sistema, o material será enviado para análise, assim, alterações só serão permitidas até o início do processo de avaliação pelos consultores ad hoc. Nesse momento o sistema será bloqueado para edição e permanecerá fechado, não sendo mais possível modificação pelos autores. Assim, os autores devem revisar atentamente as informações inseridas no ato da submissão e verificar se estão corretas.

1.10. Não será permitido envio de trabalho para prêmio ou trabalho submetido como resumo em duplicidade.

1.11. Em caso de identificação de trabalhos similares submetidos no mesmo eixo ou em eixos distintos será considerada a última versão.

1.12. Os trabalhos devem ser submetidos exclusivamente pelo(a) relator(a).

1.12.1. Podem ser submetidos, no máximo, dois trabalhos por relator(a).

1.13. Na categoria trabalho enviado na forma de resumo, após o aceite, a apresentação se efetivará mediante a comprovação de pagamento da inscrição até 60 dias antes da data do evento.

1.13.1. A não conformidade com este item impede a inserção do trabalho no cronograma de apresentações e nos anais do evento. 

1.14. Trabalhos elaborados por estudantes de graduação ou de curso profissional técnico de nível médio em enfermagem, deverão ter na lista de autores, obrigatoriamente, um profissional de enfermagem.

1.15. Para trabalhos que concorrem a um prêmio, o número máximo de autores é definido pelo regulamento específico.

1.15.1. Para fins de submissão de trabalho que concorre a um prêmio, considera-se:

I – Associados Efetivos: enfermeiro (a) e obstetriz;

II – Associados Especiais: técnicos (as) de enfermagem e auxiliares de enfermagem;

III Associados Temporários: estudantes de graduação e de curso profissional técnico de nível médio em enfermagem

1.15.2. A não conformidade com o regulamento do prêmio para o qual o trabalho está sendo submetido implica em não aceite da submissão.

1.16. Para trabalhos submetidos em forma de resumo não há limite máximo de autores, resguardada a seguinte definição para autor:

  • Contribuição substancial na concepção e planejamento do projeto, OU obtenção de dados, OU análise e interpretação de dados; E
  • Redação OU revisão crítica do conteúdo intelectual do trabalho; E
  • Aprovação da versão final do trabalho submetido; E
  • Responsabilizar-se inteiramente pelo conteúdo do trabalho, assegurando que questionamentos relacionados à acurácia e integridade de qualquer parte do manuscrito seja investigado e resolvido apropriadamente.

2.1. Podem ser submetidos resumos referentes aos seguintes tipos de trabalhos científicos:

  • pesquisa original: pesquisa científica concluída, com dados primários ou secundários, seja de abordagem quantitativa ou qualitativa (ensaio clínico, estudo de corte transversal, estudos de coorte, estudos ecológicos, estudo de caso único ou integrado, estudo etnográfico, fenomenológico, dentre outros),
  • revisões sistematizadas de literatura (revisão sistemática, revisão de escopo, revisão integrativa, revisões guarda-chuva, entre outros),
  • ensaios ou reflexões teóricas,
  • relatos de experiência,
  • nota prévia de pesquisa: pesquisa original, com resultados preliminares.

2.2. Não serão aceitas submissões de projetos de pesquisas que sinalizem para resultados futuros ou esperados, ou seja, que não obtiveram resultados ainda.

2.3. Não serão aceitos resumos de revisões narrativas da literatura e relato de caso.

2.4. Para assegurar a qualidade dos resumos dos trabalhos de pesquisa, recomenda-se a consulta a diretrizes do Enhancing the Quality and Transparency of Health Research Network (EQUATOR -Network), disponível em https://www.equator-network.org/

3.1. O título deve ser conciso e claro, revelar a natureza e o escopo do estudo, e escrito em caixa alta e conter até 150 caracteres (contando os espaços).

3.2. RESUMO: O resumo deve ser estruturado nas seções: Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados, Conclusões e Implicações para o campo da saúde e enfermagem. O texto deve conter no mínimo 1.500 caracteres e no máximo 3.000 caracteres (contando os espaços). Não é permitido inserir tabelas, gráficos ou figuras no resumo. Título e referências não são considerados na contagem dos caracteres. O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central do evento e relacionar-se ao eixo temático indicado no processo de submissão; apresentar coerência e consistência teórica e metodológica, encadeamento lógico entre as partes, utilizar linguagem gramaticalmente correta.

3.2.1. Estudos envolvendo seres humanos incluindo casos clínicos e estudos de caso devem ter sido aprovados em Comitês de Ética em Pesquisa. Esta informação deve ser apresentada no corpo do resumo, com indicação do número do Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE) e do número do protocolo de aprovação.

3.2.2. Estudos envolvendo animais devem ter sido aprovados em um Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA). Esta informação deve ser apresentada no corpo do resumo, com número do protocolo de aprovação.

3.3. Devem ser indicadas no mínimo 3 e no máximo 5 referências, citadas e formatadas conforme o estilo Vancouver.

3.4. Devem ser indicados três a cinco descritores de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde – DeCS (http://decs.bvs.br) no campo específico do formulário de submissão.

4.1. Será realizada análise técnica dos trabalhos científicos considerando: a) conformidade com o tema central do evento e seus eixos temáticos; b) atendimento às normas gerais para envio de trabalhos na forma de resumo; e c). atendimento aos regulamentos específicos no caso de trabalhos concorrendo a prêmios.

4.2. Em caso de não conformidade, os trabalhos, independente da categoria, serão recusados.

5.1. Com exceção dos itens 5.2.1. e 5.2.2, que constituem requisitos para prosseguimento da avaliação dos trabalhos, os demais critérios avaliativos serão julgados conforme a pontuação a seguir.

5.2. Os critérios de avaliação são:

5.2.1. Atendimento aos padrões de formatação e estruturação indicados no edital de chamamento de trabalhos do evento (Sim: requisito para prosseguimento; Não: indicado para desclassificação do trabalho).

5.2.2. Atendimento aos preceitos éticos vigentes na atualidade no caso de estudo realizado com seres humanos ou animais (Sim: requisito para prosseguimento; Não: indicado para desclassificação do trabalho).

5.2.3. Clareza do conteúdo e uso da norma culta da língua portuguesa – [0-2,0]

5.2.4. Clareza e pertinência dos objetivos – [0-2,0]

5.2.5. Robustez do método e coerência com os objetivos propostos – [0-2,0].

5.2.6. Clareza dos resultados e coerência com os objetivos e métodos propostos – [0-2,0].

5.2.7. Fundamentação das conclusões nos resultados do estudo, e apresentação da relevância das implicações ao campo da Enfermagem e da Saúde – [0-1,0].

5.2.8. Implicações para o campo da Enfermagem e da Saúde, no contexto do ensino, prática clínica, da gestão e pesquisas futuras – [0-1,0].

6.1. A análise de mérito científico dos trabalhos está condicionada à aprovação anterior na análise técnica, de acordo com critérios descritos no item 5.

6.2. A análise de mérito científico de trabalhos submetidos em forma de resumo será realizada por dois consultores ad hoc, com expertise nos eixos temáticos do 19º SENADEn, 16º SINADEn e 4º CoBESM, de forma independente.

6.2.1. Cada consultor ad hoc atribuirá uma nota de 0 a 10,0 ao trabalho, com base nos critérios de avaliação apresentados no item 5.

6.3. Em caso de discrepância de notas (igual ou maior a 2,0 pontos) atribuídas pelos avaliadores, indicando aprovação ou reprovação, será encaminhado a um terceiro consultor ad hoc para avaliação, de forma independente.

6.4. A nota final do trabalho será a média simples das notas atribuídas pelos consultores.

6.5. A nota mínima necessária para aceite de trabalho submetido na forma de resumo é 6,0.

6.6. Não haverá possibilidade de interposição de recurso no caso de não aprovação dos trabalhos. 

6.7. A análise de mérito de trabalhos submetidos para concorrer a um dos prêmios descritos no item 1.6 será realizada conforme os critérios descritos no item 5.2.

7.1 O resultado da avaliação dos trabalhos quanto ao aceite para a apresentação no evento será divulgado por meio do e-mail cadastrado pelo(a) relator(a) no ato da submissão do trabalho e no site do evento, na área do participante, em até 45 dias após seu envio.

7.2 Os relatores de trabalhos aprovados para apresentação na modalidade E-poster devem enviar o arquivo em PDF, seguindo o template a ser disponibilizado no site do evento, impreterivelmente, até o dia 25/10/2024.

7.2.1 A submissão do PDF deverá ser feita na área restrita do participante que inscreveu o trabalho.

7.2.2. Caso o responsável deixe de realizar este procedimento a organização do evento não se responsabiliza por eventuais transtornos técnicos na apresentação do E-pôster.

7.3. Para apresentação na modalidade Comunicação oral, seja de trabalhos enviados como resumos ou trabalhos enviados para concorrer a prêmios, os relatores devem preparar os slides seguindo o template a ser disponibilizado no site do evento.

7.3.1. Os relatores de trabalhos aceitos para comunicação oral deverão entregar a apresentação na sala de mídia, durante o evento, no máximo até uma hora antes do início do período da sua apresentação (manhã ou tarde).

7.3.2. O arquivo salvo será enviado pela equipe técnica aos computadores das salas onde ocorrerá a respectiva apresentação.

7.3.3 Caso o responsável deixe de realizar este procedimento a organização do evento não se responsabiliza por eventuais transtornos técnicos na apresentação oral.

7.4. Os trabalhos aprovados na modalidade Comunicação oral e E-poster serão apresentados no local indicado pela Comissão Científica do 19º SENADEn, 16º SINADEn e 4º CoBESM, conforme cronograma a ser divulgado no site do evento.

7.5. Os relatores devem se apresentar aos locais designados para a apresentação com antecedência de pelo menos 10 minutos, para verificar a configuração do seu material a ser utilizado na respetiva apresentação.

7.5.1 Ao adentrar o espaço reservado para a apresentação, os relatores devem se identificar para o coordenador da sala e assinar a lista de presença.

7.6 Para comunicações orais serão disponibilizados até 10 minutos para apresentação e para os E-posteres até 5 minutos.

7.7. Os trabalhos serão agrupados em sessões, e os questionamentos do público aos relatores serão feitos somente ao final da sessão, assim, é obrigatória a permanência do relator no espaço da apresentação até o final da sessão.

8.1 Poderá ser outorgada menção honrosa aos trabalhos apresentados em sessão de comunicação oral e sessão de pôster, para cada eixo temático do evento.

8.2. A nota mínima para concorrer a menção honrosa é 9,0.

8.3. Poderão ser outorgadas até 3 menções honrosas (primeiro, segundo e terceiro lugares) para trabalhos enviados em forma de resumo e apresentados na modalidade oral ou pôster, em cada um dos eixos temáticos.

8.4 Em caso de empate de notas será utilizado como critério de desempate a data de submissão do trabalho, sendo favorecida a submissão mais antiga.

8.5. A outorga das menções honrosas será realizada em sessão presencial, em data e local a serem definidos na programação do evento, divulgada no site.

9.1. A outorga das premiações será realizada em sessão presencial, em data e local a serem definidos na programação do evento, divulgada no site.

10.1 Será emitido apenas um certificado digital por trabalho apresentado. O documento conterá o nome de todas(os) as(os) autoras(es), e o nome da pessoa responsável pela relatoria.

10.2 Os certificados estarão disponíveis online, em arquivo PDF, na área restrita do autor que submeteu o trabalho, em até 30 dias após a realização do 19º SENADEn, 16º SINADEn e 4º CoBESM.

10.2.1 Os certificados serão emitidos conforme os dados informados no formulário no momento da submissão do trabalho, não sendo possível alterações posteriores.

11.1 Para a publicação dos resumos nos Anais do evento o texto poderá ser modificado para adequação gramatical e/ou de ortografia.

Comissão Organizadora do Evento

 

Goiânia, 04 de abril de 2024.

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