1.1 O objetivo desta monitoria é incentivar estudantes de cursos técnicos, graduação e pós-graduação Lato Sensu ou Stricto Sensu em Enfermagem a participarem e se envolverem em eventos científicos nacionais na área.
1.2 O papel dos monitores em um evento científico é essencial para garantir o bom andamento das atividades e proporcionar uma experiência positiva para todos os participantes. Eles atuam como intermediários entre os organizadores e os participantes, oferecendo suporte logístico, técnico e administrativo, além de contribuírem significativamente para o sucesso do evento. Além disso, após o evento, contribuem ativamente participando de reuniões de avaliação e fornecendo feedback para futuras melhorias nos eventos da ABEn.
1.3 A monitoria é uma atividade voluntária para associados da ABEn. A entidade e a Comissão Organizadora não se responsabilizam por remuneração financeira, subsídios de transporte, hospedagem ou outras despesas relacionadas à atividade. Esta atividade não implica em vínculo empregatício com a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn).
2.1 Serão oferecidas 50 vagas de monitoria para o 19º SENADEn, 16º SINADEn e 4º CoBESM, as quais serão assim distribuídas: 30 vagas para Região Centro-Oeste (20 para o Estado de Goiás e 10 a serem distribuídas para os demais); 20 vagas distribuídas entre as Regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste.
3.1 Estudantes de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação em Enfermagem, com matrícula ativa em instituições de ensino públicas e privadas do Brasil, podem se candidatar à monitoria. É necessário que a matrícula esteja ativa não só no processo de seleção, mas também durante a realização do evento.
3.2 Para se candidatar à monitoria, o estudante deve estar associado à ABEn e ter quitado a anuidade de 2024 até o prazo de inscrição no processo seletivo. A falta de associação resultará automaticamente na não homologação da inscrição no processo seletivo.
4.1 Os monitores serão responsáveis por participar e apoiar as comissões e subcomissões nas atividades científicas, estruturais e socioculturais, nos horários determinados pela organização do evento. A presença dos monitores na abertura e no encerramento do evento é obrigatória.
4.2 Após o evento, os monitores deverão participar de reuniões de avaliação para discutir o desempenho do evento, identificar pontos fortes e áreas de melhoria. Além disso, serão incentivados a contribuir com sugestões e feedbacks para aprimorar futuros eventos organizados pela ABEn.
4.3 Todas as atividades são supervisionadas pelos coordenadores das comissões e subcomissões organizadoras do evento.
4.4 Para o cumprimento das atividades previstas para a função de monitoria, a(o)estudante deverá dispor de, no mínimo, 30 horas, distribuídas entre atividades de capacitação (treinamento), visitas técnicas ao local do evento e atividades pré e pós-evento;
4.4.1 Para a monitoria, a(o)estudante deverá disponibilizar minimamente 6 (seis) horas para capacitação (treinamento) e 04 (quatro) horas para organização do evento em parceria com a subcomissão organizadora, a partir do resultado desta seleção. Durante a realização do evento, o monitor deverá ter disponibilidade de 5 (cinco) horas diárias, no período de 11 a 14 de novembro de 2024, conforme escala previamente disponibilizada.
4.5 Os monitores podem ser alocados em diversas atividades conforme a necessidade, antes, durante e após o evento, para desenvolverem as atividades a seguir:
4.5.1 Antes do evento
Monitores do Estado de Goiás
- Reuniões e treinamentos: Participar de reuniões e treinamentos, on-line ou presenciais, junto às comissões organizadoras; conhecer a programação do evento e as suas responsabilidades específicas.
- Divulgação do evento: Participar ativamente das atividades de divulgação do evento nas instituições de ensino, serviços de saúde e redes sociais do estado de Goiás; realizar outras tarefas pertinentes, definidas pela Comissão Organizadora do evento, Comissão de Monitoria e demais subcomissões.
- Preparativos logísticos: Ajudar na preparação dos materiais do evento, como crachás, kits de boas-vindas e outros itens necessários; auxiliar na organização e disposição dos espaços físicos onde o evento será realizado em Goiás.
Monitores de outros Estados
- Reuniões e treinamentos: Participar de reuniões e treinamentos, on-line, junto às comissões organizadoras; conhecer a programação do evento e as suas responsabilidades específicas.
- Divulgação do evento: Participar de atividades para divulgação do evento nas instituições de ensino, serviços de saúde e redes sociais do seu respectivo estado e em colaboração com monitores de Goiás para ações específicas do estado que sediará o evento; realizar outras tarefas pertinentes, definidas pela Comissão Organizadora do evento, Comissão de Monitoria e demais subcomissões.
- Preparativos logísticos: Contribuir remotamente na organização e preparação dos materiais do evento, como crachás e kits de boas-vindas, e coordenar-se com os monitores de Goiás para garantir que tudo esteja pronto para o evento.
4.5.2 Durante o evento (todos os monitores)
- Recepção e orientação: Recepcionar e acolher os(as) palestrantes e participantes no local do evento e orientá-los, esclarecendo dúvidas; fornece informações sobre o cronograma do evento, localização das salas e outras dúvidas dos participantes.
- Atendimento ao Público e segurança: Ajudar os participantes com necessidades especiais; fornecer informações sobre transporte, acomodação e restaurantes próximos; reportar quaisquer incidentes ao coordenador do evento; colaborar com a equipe de segurança para garantir a integridade física dos participantes e a segurança do local.
- Moderação e mediação: Moderação de espaços científicos, como apresentações de trabalhos, rodas de conversa temáticas, intervenções culturais; Auxiliar o(a) moderador(a) durante as atividades do evento; Mediação com prestadores de serviços.
- Apoio em Sessões de Perguntas e Respostas: Gerenciar microfones e auxiliar na organização de filas para perguntas; coletar perguntas por escrito, se aplicável.
- Apoio logístico e técnico: Apoio a palestrantes, apoio logístico, orientação de congressistas; Apoio em serviços de informática, organização de atividades, manejo de espaços, salas e auditórios; Auxiliar palestrantes com a configuração de equipamentos audiovisuais; Distribuir e coletar materiais de apoio (apostilas, formulários de feedback, etc.); Controlar o tempo das apresentações e sinalizar aos palestrantes quando estiverem se aproximando do final do tempo alocado; Estar disponível para resolver problemas técnicos que possam surgir durante o evento.
- Organização e distribuição: Garantir que todos os materiais necessários estejam disponíveis e distribuídos conforme necessário; Auxiliar na organização dos espaços físicos, incluindo salas de conferência, auditórios e áreas de convivência; apoiar a secretaria do evento, ajudando no credenciamento e na gestão de inscrições.
- Apoio às Comissões: Assessorar as diferentes comissões do evento, oferecendo suporte nas atividades que forem necessárias; Realizar registros fotográficos e auxiliar na comunicação e publicações relacionadas ao evento.
4.5.3 Após o evento (todos os monitores)
- Atividades administrativas: Participar de atividades burocráticas, como tabulação e divulgação da avaliação e atividades desenvolvidas durante o evento, podendo ser realizadas on-line; colaborar com a elaboração dos relatórios; participar de reuniões de avaliação, on-line, para discutir o que funcionou bem e o que poderia ser melhorado; contribuir com sugestões para futuros eventos; distribuir e coletar formulários de feedback dos participantes e palestrantes; ajudar na análise preliminar dos dados de feedback.
4.6 O(a) monitor(a) tem direito a justificar faltas por motivo de doença, desde que devidamente comprovadas por atestado médico. A justificativa será aceita desde que o total de faltas justificadas não exceda 20% das atividades para as quais foi escalado(a).
4.7 A ausência do(a) monitor(a) nas atividades pré-evento e atividades no evento sem a devida justificativa, seja durante o planejamento, organização ou na realização, acarretará automaticamente no seu desligamento;
4.8 A(o)estudante que for desligada(o) não terá direito a certificação de monitoria do Congresso e sua inscrição como monitor será cancelada.
5.1 O monitor que cumprir as atividades de capacitação e realização do evento receberá certificado de monitoria emitido Associação Brasileira de Enfermagem – (ABEn) conforme carga horária mínima de 30 horas (totais) e certificado de participação no evento;
6.1 As inscrições para monitoria poderão ser realizadas no período de 17 de junho a 11 de agosto de 2024 até às 23h59min (horário de Brasília).
6.2 Os requisitos mínimos para inscrever-se são:
- Estar com anuidade de 2024 da ABEn quitada e;
- Estar regularmente matriculado em 2024, em cursos de Enfermagem de nível superior (graduação ou pós-graduação) ou nível profissional técnico vinculados às instituições de ensino em todo o território nacional.
6.3 No ato da inscrição, o(a) candidato(a) deverá:
6.3.1 Preencher o Formulário de inscrição para seleção de Monitores que inclui o Termo de compromisso de monitor voluntário. Disponível em: https://forms.gle/KRa4pM5c4WfTzCHA6
6.3.2 Anexar no formulário de inscrição via Google Forms os seguintes documentos:
- Comprovante de matrícula atualizado, em curso técnico, graduação e pós-graduação Lato Sensu ou Stricto Sensu em Enfermagem, fornecido pela instituição formadora, explicitando o período escolar e o turno de estudo;
- Comprovante de associado da ABEn 2024.
6.4 Toda a documentação solicitada deverá ser anexada no ato da inscrição. Caso o(a) candidato(a) não apresente os documentos solicitados, a inscrição será indeferida;
6.5 A inscrição do(a) candidato(a) implicará no conhecimento e na aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.
7.1 A seleção será realizada por meio da análise da ficha de inscrição via Google Forms. Após verificação do cumprimento dos requisitos dispostos no item 4.2. Os critérios para classificação serão (definir o critério de pontuação):
- Disponibilidade para as atividades antes, durante e após o evento conforme definido pela comissão
- Número de semestres cursados (mais semestres cursados prioridades)
7.2 Serão critérios de desempate:
- Pertencer a COEST Nacional e/ou a COEST das Seções;
- Idade, sendo que a maior idade terá prioridade.
7.3 O resultado será divulgado até o dia 17 de agosto de 2024 no site oficial 19º SENADEn, 16º SINADEn E 4º CoBESM (eventosaben.org.br)
Atividade | Data |
8.1 Período de inscrições Acessar aqui: Termo de compromisso de monitor voluntário. | 17 de junho a 11 de agosto de 2024 até às 23h59min (horário de Brasília). |
8.2 Resultado das inscrições homologadas
| 13 de agosto |
8.3 Resultado da Classificação
| 17 de agosto |
8.4 Reunião Online de Acolhimento e planejamento das atividades da Monitoria | 27 de agosto às 19hs (horário de Brasília). |
9.1 A comissão organizadora poderá verificar a veracidade das informações prestadas pelo(a) candidato(a). A inverdade de qualquer informação implicará na sua desclassificação;
9.2 O desligamento do(a) monitor(a) poderá ocorrer nas seguintes situações: deixar de comparecer a qualquer atividade para a qual foi escalado(a) sem a devida justificativa. O monitor poderá ter no máximo duas ausências não justificadas; ultrapassando esse limite, será considerado para desligamento. Apresentar comportamento antiético ou inadequado, observado pelos responsáveis pela organização do evento ou reportado pelos participantes. A avaliação da conduta será feita pela Comissão de Monitoria do evento. A Comissão de Monitoria reserva-se o direito de avaliar cada caso individualmente e tomar as decisões necessárias para manter o bom andamento do evento.
9.3 Quaisquer situações não previstas no presente Edital serão resolvidas pela Comissão Organizadora do Evento.
9.4 Dúvidas devem ser encaminhadas por e-mail para monitoriaaben2024@gmail.com