Trabalhos

06

Máximo de autores

02

Trabalhos como Relator

30/09

Limite de envio

24/10

rESULTADO

-

lIMITE ENVIO PÔSTER

NORMAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS AO 75˚CBEn E EVENTOS SATÉLITES

1.1 Estimular a difusão, divulgação, aplicação e compartilhamento dos conhecimentos produzidos por trabalhadores(es), pesquisadores(as) e estudantes de Enfermagem, abordando o campo de atuação e suas interfaces com o tema central do Congresso e de seus eventos satélites.

1.2 Promover a colaboração política e científica entre trabalhadores(es), pesquisadores(as) e estudantes de Enfermagem, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável da vida e, consequentemente, da profissão.

2.1 Período de envio dos resumos entre 28/07/2025 até 30/09/2025.

2.2 A submissão do trabalho deve ser realizada exclusivamente por meio de formulário online, e o autor responsável pela submissão deverá indicar, no sistema eletrônico do site do 75º CBEn, a modalidade pretendida para apresentação, a saber: E-pôster, Comunicação Oral e Prêmios.

2.3 Trabalhos que consistem em revisões de literatura, relatos de experiência, relatos de casos clínicos e/ou estudos de caso devem ser apresentados obrigatoriamente na modalidade pôster.

2.4 Cada trabalho deve ser submetido apenas uma vez, sendo vedada a duplicidade de submissão, mesmo que haja alterações no título e/ou na lista de autores, sob pena de desclassificação de ambas as submissões.

2.5 Para autores que desejam concorrer às premiações do Congresso, é fundamental observar atentamente as regras específicas de cada prêmio, disponíveis nos espaços destinados para este fim no site do Congresso, incluindo os critérios do processo avaliativo.

2.6 Todos os trabalhos concorrentes a prêmios, caso aprovados, deverão ser apresentados em formato de Comunicação Oral Coordenada, conforme indicação da comissão avaliadora, não sendo possível o realinhamento para outras sessões de trabalhos não concorrentes.

2.7 Haverá uma avaliação prévia para verificação de conformidade e atendimento das normas dos prêmios. Os trabalhos que não atenderem às notas de corte, mas forem aprovados para apresentação no evento, serão direcionados para as sessões, pôster ou comunicação coordenada, conforme indicação dos pareceristas.

2.8 O trabalho submetido nas categorias E-Poster ou Comunicação oral, a critério da comissão científica, poderá ser encaminhado para modalidade diversa daquela escolhida pelo autor, conforme disponibilidade das sessões, pertinência do tópico e avaliação dos examinadores.

2.9 O autor responsável pela submissão deverá indicar se o trabalho se destina ao temário geral do evento ou dos seus eventos satélites, devendo escolher a melhor opção entre: 75º CBEn (temário geral do congresso), 7° Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem (CLAHEN), 8° Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde (SENABS) com a VI Mostra Nacional de Experiências de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde; e, I Mostra Nacional de Tecnologia e Inovação em Enfermagem e Saúde (MNTEIES).  

2.10 No ato da submissão do trabalho deve ser indicado o eixo e a respectiva linha para apresentação do trabalho.

2.11 A Subcomissão de Avaliação de Trabalho somente irá avaliar os trabalhos submetidos que estiverem em conformidade com as normas estabelecidas.

2.12 Modificações no conteúdo do resumo, nomes de autores, coautores e apresentadores não serão permitidas. Portanto, atenção às informações inseridas no ato da submissão. Antes de finalizar a submissão, verifique se as informações estão corretas.

2.13 O resultado da avaliação dos trabalhos será divulgado através do e-mail cadastrado pelo(a) relator(a) no ato da submissão do trabalho até o dia 24/10/2025.

2.14 Os trabalhos aprovados na modalidade E-pôster serão expostos em telas localizadas na área de expositores, no Centro de Eventos da PUCRS conforme cronograma a ser divulgado no site do evento.

2.15 Para isso, o(a) relator(a) deverá enviar o arquivo em PDF, seguindo o modelo de template disponibilizado no site do evento, impreterivelmente, até o dia 05/11/2025. A submissão do PDF deverá ser feita na área restrita do participante que inscreveu o trabalho.

2.16 Será emitido apenas um certificado por trabalho apresentado. O documento conterá o nome de todas(os) as(os) autoras(es), indicando o nome da pessoa responsável pela relatoria. Os certificados estarão disponíveis online, em arquivo PDF, na área restrita do autor que submeteu o trabalho, em até 30 dias após a realização do evento. Os certificados serão emitidos conforme os dados informados no formulário no momento da submissão do trabalho, não sendo possível alterações posteriores. Portanto, recomenda-se cuidadosa atenção na submissão dos trabalhos.

2.17 Os trabalhos devem ser submetidos exclusivamente pelo(a) relator(a). Serão aceitos, no máximo, dois trabalhos por relator(a).

2.18 O número máximo de autores é de seis por trabalho e a ordem de autoria será informada no momento da submissão pelo(a) relator(a).

2.19 No formulário a ser preenchido no momento da submissão do resumo deve ser informado: o nome completo dos(as) autores(as); o nome do(a) relator(a); a categoria – enfermeiro(a); técnico(a) em enfermagem; auxiliar de enfermagem; estudante de graduação; estudante de pós-graduação; outros profissionais da saúde; profissionais de outras áreas, a filiação institucional e o e-mail de todas(os) as(os) autoras(es).

2.20 O(a) relator(a) do trabalho deve estar inscrito(a) no 75º CBEn e, portanto, deverá efetuar o pagamento da inscrição até 10/11/2025. O não pagamento no prazo estipulado implica na exclusão do trabalho do congresso.

2.21 A avaliação dos resumos será feita pela Subcomissão de Avaliação de Trabalho, por meio de consultores ad hoc, com expertise nas linhas de apresentação de trabalhos do 75º CBEn e de seus eventos satélites. Os trabalhos deverão atingir a nota mínima de sete para aprovação. Não haverá possibilidade de interposição de recurso no caso de não aprovação dos trabalhos.

3.1 Eixo 1 – História e respostas técnico-políticas da Enfermagem no contexto das emergências de saúde

3.1.1 História da enfermagem na América latina e iberoamérica no contexto das emergências de saúde e crises humanitárias.

3.1.2 História da enfermagem como compromisso social aderente ao trabalho.

3.1.3 História da enfermagem como base no processo de cuidar em saúde e no processo de enfermagem.

3.1.4 História da enfermagem mundial, brasileira ou local na educação, na pesquisa e na formação de profissionais diante dos desafios políticos, ambientais e/ou sanitários.

3.1.5 História da enfermagem e o uso de tecnologias inovadoras.

 

3.2 Eixo 2 – Governança e liderança de Enfermagem na formulação de políticas públicas e na gestão de crises

3.2.1 Visibilidade social e valor econômico do trabalho da enfermagem.

3.2.2 Saúde da(o)s trabalhadora(e)s de Enfermagem, as perspectivas futuras do desenvolvimento sustentável e suas interrelações com o processo de trabalho da Enfermagem na gestão de crises.

3.2.3 Regulação do trabalho, condições dignas e humanas para trabalhadora(e)s de Enfermagem na gestão de crises.

3.2.4 Doenças emergentes e reemergentes e a gestão das crises climáticas e socioambientais.

3.2.5 Diálogos entre a participação popular, os movimentos sociais e controle social na sustentabilidade dos sistemas de saúde para a gestão de crises e formulação de políticas públicas.

3.2.6 Agenda de pesquisa sustentável e Estudos das especialidades no campo e ciência de enfermagem e sua contribuição para a governança e liderança de Enfermagem na formulação de políticas públicas e na gestão de crises.

 

3.3 Eixo 3 – Potências e Desafios da Enfermagem como prática social na Atenção Primária à Saúde

3.3.1 Dilemas para construção de uma nova Política voltada para a APS no Brasil.

3.3.2 Força de trabalho em Enfermagem na APS: implicações para o cuidado seguro e para o acesso ao direito à saúde.

3.3.3 Saberes e práticas da enfermagem para uma APS integral e resolutiva com base territorial.

3.3.4 Formação e Educação Permanente para a APS: os impactos na atenção e necessidades em saúde da população.

 

3.4 Eixo 4 – Inovação e tecnologias cuidativo-educacionais na Enfermagem e saúde

 

3.4.1 Alcance da tecnologia e da inovação em saúde no contexto da ecologia do cuidado em enfermagem e saúde.

3.4.2 Inovação tecnológica, produção e difusão de conhecimento na formação dos profissionais de enfermagem.

3.4.3 Incorporação de novas práticas de comunicação na consolidação da ciência de enfermagem.

3.4.4 Experiências na Pandemia da COVID-19 e nas catástrofes ambientais e sanitárias e a gestão de crises na educação de profissionais de Enfermagem e da prática de cuidado humano no campo da Saúde.

4.1 Serão aceitas pesquisas originais concluídas ou com resultados preliminares, revisões de literatura, ensaios ou reflexões teóricas e metodológicas, e relatos de experiência e de casos clínicos e/ou estudo de casos.

4.2 Somente serão aceitos trabalhos com resultados finais ou parciais de estudos em andamento. Deste modo, não serão permitidos resumos que sinalizem para resultados futuros ou esperados.

5.1 O título deve ser conciso e claro, escrito em caixa alta e conter até 150 caracteres (contando os espaços).

5.2 O resumo deve ser estruturado e conter introdução, objetivos, métodos, resultados, conclusões e implicações para o campo da saúde e enfermagem. O texto deve conter no mínimo 1.500 caracteres e no máximo 3.000 caracteres (contando os espaços). Não inserir tabelas, gráficos ou figuras. Título e referências não são considerados na contagem dos caracteres. O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central do evento e relacionar-se à área temática escolhida; apresentar coerência teórica e metodológica, bem como encadeamento lógico entre as partes, tornando a totalidade do texto consistente e compreensível para o leitor;

5.3 Os autores deverão indicar três descritores de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde – DeCS (http://decs.bvs.br).

5.4 Trabalhos concorrentes a prêmio deverão seguir as normas próprias de cada prêmio.

6.1 Constituem requisitos para prosseguimento da avaliação dos trabalhos, os seguintes conceitos: MB (Muito bom), B (Bom), R (Regular) F (Fraco) e I (Insuficiente); atribuindo-se os graus determinados para cada item.

6.2 Cada trabalho será apreciado por dois consultores ad hoc da Subcomissão e a nota final será atribuída pela média aritmética de cada avaliação.

 

6.3 Os critérios de avaliação são:

6.3.1 O estudo atende os padrões de formatação indicados no edital de chamamento de trabalhos do Congresso? (Sim: requisito para prosseguimento; Não: indicado para desclassificação do trabalho).

6.3.2 O estudo foi realizado com seres humanos ou animais e atende aos preceitos éticos vigentes na atualidade? (Sim: requisito para prosseguimento; Não: indicado para desclassificação do trabalho). Deve ser informada a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, e o número do parecer.

6.3.3 O conteúdo é claro e o texto utiliza a norma culta da língua portuguesa? (MB: 2,0; B: 1,5; R: 1,0; F: 0,5; I: 0).

6.3.4 Os objetivos estão claros, precisos e foram atendidos na construção do resumo? (MB: 2,0; B: 1,5; R: 1,0; F: 0,5; I: 0).

6.3.5 O percurso metodológico é robusto, condizente ao desenho proposto e é empregado de modo coerente aos objetivos propostos? (MB: 2,0; B: 1,5; R: 1,0; F: 0,5; I: 0).

6.3.6 Os resultados estão claramente apresentados e são coerentes aos objetivos e métodos propostos? (MB: 3,0; B: 2,5; R: 1,5; F: 0,5; I: 0).

6.3.7 As conclusões são suportadas e fundamentadas pelos resultados do estudo, bem como apresentam implicações relevantes ao campo da Enfermagem e da Saúde? (MB: 1,0; B: 0,75; R: 0,5; F: 0,25; I: 0).

7.1 O resultado da avaliação dos trabalhos quanto ao aceite para a apresentação no evento será divulgado por meio do e-mail cadastrado pelo(a) relator(a) no ato da submissão do trabalho e no site do evento, na área do participante, em até 45 dias após seu envio.

7.2 Os relatores de trabalhos aprovados para apresentação na modalidade E-poster devem enviar o arquivo em PDF, seguindo o template a ser disponibilizado no site do evento, impreterivelmente, até o dia 25/10/2025.

7.2.1 A submissão do PDF deverá ser feita na área restrita do participante que inscreveu o trabalho.

7.2.2. Caso o responsável deixe de realizar este procedimento a organização do evento não se responsabiliza por eventuais transtornos técnicos na apresentação do E-pôster.

7.3. Para apresentação na modalidade Comunicação oral, seja de trabalhos enviados como resumos ou trabalhos enviados para concorrer a prêmios, os relatores devem preparar os slides seguindo o template a ser disponibilizado no site do evento.

7.3.1. Os relatores de trabalhos aceitos para comunicação oral deverão entregar a apresentação na sala de mídia, durante o evento, no máximo até uma hora antes do início do período da sua apresentação (manhã ou tarde).

7.3.2. O arquivo salvo será enviado pela equipe técnica aos computadores das salas onde ocorrerá a respectiva apresentação.

7.3.3 Caso o responsável deixe de realizar este procedimento a organização do evento não se responsabiliza por eventuais transtornos técnicos na apresentação oral.

7.4. Os trabalhos aprovados na modalidade Comunicação oral e E-poster serão apresentados no local indicado pela Comissão Científica do 19º SENADEn, 16º SINADEn e 4º CoBESM, conforme cronograma a ser divulgado no site do evento.

7.5. Os relatores devem se apresentar aos locais designados para a apresentação com antecedência de pelo menos 10 minutos, para verificar a configuração do seu material a ser utilizado na respetiva apresentação.

7.5.1 Ao adentrar o espaço reservado para a apresentação, os relatores devem se identificar para o coordenador da sala e assinar a lista de presença.

7.6 Para comunicações orais serão disponibilizados até 10 minutos para apresentação e para os E-posteres até 5 minutos.

7.7. Os trabalhos serão agrupados em sessões, e os questionamentos do público aos relatores serão feitos somente ao final da sessão, assim, é obrigatória a permanência do relator no espaço da apresentação até o final da sessão.

Confira abaixo os tipos de prêmios para submissão de trabalhos no 75º CBEn, 7° CLAHEn, 8° SENABs, com a VI Mostra Nacional de Experiências de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde; e, I Mostra Nacional de Tecnologia e Inovação em Enfermagem e Saúde (MNTEIES).

Antes de enviar seu trabalho, leia o regulamento do prêmio selecionado.

EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS QUE CONCORRERÃO A PRÊMIOS

A Comissão Organizadora do 75º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn), e seus eventos satélites, torna pública as normas para submissão de trabalhos que concorrerão a prêmios.

 

1 OBJETIVO DOS PRÊMIOS

Valorizar e divulgar a produção científica em Enfermagem em diversas áreas de atuação.

2 DOS PRÊMIOS E DAS CATEGORIAS DE CONCORRENTES

Os trabalhos podem concorrer nas premiações:

2.1 Isaura Barbosa Lima

Tema: Saúde Pública

Categoria de concorrentes: Exclusivamente a associadas(os) efetivas(os) da ABEn

2.2 Escola de Enfermagem Alfredo Pinto

Tema: História da Enfermagem Brasileira e do Cuidado

Categoria de concorrentes: Associadas(os) efetivas(os) e associadas(os) estudantes de graduação em Enfermagem

2.3 Glete de Alcântara

Tema: O trabalho em Enfermagem no contexto de crise

Categoria de concorrentes: Exclusivamente associadas(os) estudantes de graduação em Enfermagem

2.4 Haydée Guanais Dourado

Tema: Promoção do desenvolvimento técnico, científico, cultural e político dos profissionais de enfermagem.

Categoria de concorrentes: Associadas(os) efetivas(os) e associadas(os) estudantes de graduação em Enfermagem

2.5 Maria Cecília Puntel de Almeida

Tema: Atenção Primária à Saúde ou Atenção Básica à Saúde

Categoria de concorrentes: Exclusivamente associadas(os) efetivas(os) da ABEn

2.6 Marcos Otávio Valadão e Edma Rodrigues Valadão

Tema: Lutas éticas e políticas da Enfermagem

Categoria de concorrentes: Associadas(os) efetivas(os) e associadas(os) estudantes de graduação em Enfermagem

2.7 Jane da Fonseca Proença

Tema: Enfermagem Psiquiátrica, Saúde Mental e Relacionamento Interpessoal que contribuam para o desenvolvimento da Enfermagem

Categoria de concorrentes: Exclusivamente associadas(os) efetivas(os) da ABEn

2.8 Laís Neto dos Reis

Tema: Atividades de prática profissional, efetivamente realizadas, que representam uma expansão do papel do enfermeiro em nova área de atenção ou em área tradicional, porém com maior grau de autonomia

Categoria de concorrentes: Associadas(os) efetivas(os) e associadas(os) estudantes de graduação em Enfermagem

2.9 Marina de Andrade Rezende

Tema: Enfermagem

Categoria de concorrentes: Exclusivamente associadas(os) estudantes de Graduação em Enfermagem

2.10 Noraci Pedrosa Moreira

Tema: Impactos da pandemia no Brasil e os desafios para o campo da enfermagem e saúde

Categoria de concorrentes: Exclusivamente associadas(os) efetivas(os) da ABEn

2.11 Rosalda da Cruz Nogueira Paim

Tema: Contribuição exitosa, criativa, inovadora para o cuidado ao indivíduo e coletividade

Categoria de concorrentes: Exclusivamente associadas(os) efetivas(os) da ABEn

2.12 Raimunda Medeiros Germano

Tema: Ética no cuidado e na educação em Enfermagem

Categoria de concorrentes: Exclusivamente associadas(os) efetivas(os) da ABEn

2.13 Rosi Maria Koch

Tema: Fundamentos de Enfermagem

Categoria de concorrentes: Associadas(os) efetivas(os) e associadas(os) estudantes de graduação em Enfermagem

2.14 Wanda de Aguiar Horta

Tema: Prática de Enfermagem

Categoria de concorrentes: Exclusivamente associadas(os) efetivas(os) da ABEn

2.15 Emiko Yoshikawa Egry

Tema: Saúde Coletiva, especialmente da Enfermagem em Saúde Coletiva

Categoria de concorrentes: Associados efetivos e associados estudantes de Graduação em Enfermagem

2.16 Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem

Categoria de concorrentes: Exclusivamente para associados efetivos da ABEn e inscritos no CLAHEN

3 DA AUTORIA

3.1 A quantidade de autores por trabalho é definida pelo regulamento de cada prêmio;

3.2 Para inscrição de trabalhos concorrentes a prêmio, todos(as) os autores(as) do trabalho devem estar associados(as) à ABEn e atender a(s) categoria(s) de concorrentes, especificadas em cada prêmio;

3.3 Para verificação das categorias de concorrentes, consultar a SEÇÃO II DOS ASSOCIADOS EFETIVOS do Estatuto da Aben (link: https://www.abennacional.org.br/site/estatuto-2/) 

4 DAS INSCRIÇÕES

4.1 A inscrição do trabalho deve ser feita exclusivamente via formulário online, no sistema eletrônico do site do congresso;

4.2 A submissão do trabalho deverá ser feita pela/o relatora/or do trabalho;

4.3 O prazo limite para envio dos trabalhos será até 30/09/2025 ou conforme prazo limite dos trabalhos submetidos ao congresso;

4.4 Os tipos de trabalho (científico ou tecnológico) que poderão ser inscritos deverão atender ao que está disposto no regulamento de cada prêmio;

4.5 Os trabalhos deverão ser enviados na íntegra (trabalho completo) e sem identificação dos autores, em formato PDF, via sistema online, no idioma do autor principal, conforme as normas de elaboração de manuscritos da Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn): artigos originais, revisão, reflexão, Relato de Experiência, Atualização e/ ou Inovação Tecnológica. Consultar http://www.scielo.br/revistas/reben/pinstruc.htm. Não há garantia de publicação dos trabalhos premiados neste periódico;

4.6 Será aceita, no máximo, a inscrição de dois trabalhos por relatora(or), seja no mesmo prêmio ou em prêmios diferentes. Sobre o limite de autores, deve-se verificar o que dispõe cada prêmio;

4.7 Para pesquisas com seres humanos será obrigatório a inserção do número do parecer de aprovação do CEP em campo próprio no momento da inscrição;

4.8 Modificações no conteúdo do trabalho, nomes de autores(as), co-autores(as) e apresentadores(as) não serão permitidas após a submissão no sistema.

5 DAS ETAPAS DE AVALIAÇÃO

5.1 Primeira etapa (eliminatória): Verificação da adequação do trabalho ao tema do prêmio;

5.2 Segunda etapa (eliminatória): Verificação da adequação do trabalho às normas de elaboração de manuscritos da Revista Brasileira de Enfermagem;

5.3 Terceira etapa (eliminatória): Julgamento da Comissão Avaliadora sobre o trabalho escrito, conforme baremas de avaliação. Serão eliminados para premiação os trabalhos que não atingirem a nota de corte 8,0 (oito);

5.3.1 Os trabalhos que obtiverem nota igual ou superior a 5,0 (cinco) e inferior a 8,0 (oito) não concorrerão a prêmios, mas serão classificados para apresentação no Congresso, no formato de e-pôster;

5.3.2 Os trabalhos que obtiverem nota inferior a 5,0 (cinco) não serão aprovados para apresentação no 75˚ CBEn;

5.4 Quarta etapa (classificatória): Apresentação oral dos trabalhos selecionados com nota igual ou superior a oito.

6 DA COMISSÃO AVALIADORA

6.1 A composição das Comissões Julgadoras é estabelecida conforme o regulamento de cada prêmio;

7 DOS BAREMAS DE AVALIAÇÃO

7.1 Os trabalhos serão avaliados conforme critérios do seguinte barema:

 

CRITÉRIOS – Pontuação Alcançada

ASPECTOS GERAIS (0,5 ponto)

A redação está de acordo com a norma culta e com a nova ortografia da língua portuguesa. (0,3)

Os descritores incluídos são adequados ao trabalho e constam no DECs Bireme – http://decs.bvs.br/. (0,2)

RESUMO (0,5 ponto)

É do tipo informativo, estruturado e inclui: introdução, objetivos, metodologia, resultados, conclusão ou considerações finais, e contribuições ou implicações para a Enfermagem. (0,5)

INTRODUÇÃO (1,5 pontos)

Apresenta justificativa para o estudo. (0,5)

Demonstra articulação entre o problema e os objetivos do estudo. (0,5)

A literatura referenciada é atual e pertinente ao objeto do estudo. (0,5)

OBJETIVOS (0,5 ponto)

São claros e coerentes com a justificativa do trabalho e com os aspectos metodológicos adotados. (0,5)

MÉTODO (2,5 pontos)

A descrição metodológica permite concluir ter havido rigor no estudo. (0,3)

O método empregado foi apropriado ao tipo de estudo proposto. (0,4)

Deixa explícitos os princípios éticos requeridos em pesquisas que envolvem seres humanos. (0,3)

Descreve, com clareza: tipo de investigação, local em que a pesquisa foi realizada, população / amostra ou sujeitos do estudo, técnica (s) e instrumento (s) de coleta de dados, método de análise dos dados. (1,5)

RESULTADOS E DISCUSSÃO (3,5 pontos)

São apresentados de forma organizada, lógica e adequada ao tipo de trabalho. (0,2)

Estão adequados aos objetivos propostos. (0,3)

As ilustrações (tabelas, quadros e figuras – fotografias, desenhos, gráficos, etc.) estão em número adequado e são indispensáveis à descrição do estudo. (0,5)

Os resultados obtidos são comparados e interpretados à luz da literatura referenciada. (1,5)

Os resultados agregam conhecimento substantivo à área, contribuindo para o desenvolvimento da enfermagem e/ou saúde. (1,0)

CONCLUSÕES / CONSIDERAÇÕES FINAIS (1,0 pontos)

São coerentes com o objeto focalizado, com os objetivos propostos e com os resultados do estudo. (1,0)

TOTAL (0,0 a 10,0 pontos)

8 DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

8.1 A apresentação dos trabalhos aprovados será feita exclusivamente por comunicação oral;

8.2 As apresentações terão duração de no máximo 10 minutos;

8.3 É obrigatório que pelo menos uma(um) das(os) autoras(es) esteja presente na sala no momento da apresentação do trabalho. Na ausência, o trabalho não concorrerá ao prêmio;

Enviar Mensagem
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo(a)?