Monitoria

30/09

Data limite para inscrições

10/10

Inscrições homologadas

10/10

Resultado da classificação

16/09

Reunião online

EDITAL ABEN-RS Nº 1/2025

MONITORIA ESTUDANTIL

75º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM – 75º CBEn

A Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn Seção Rio Grande do Sul, a partir deste edital,  promove a abertura de inscrições para a seleção de Monitores para atuarem de forma voluntária no 75º Congresso Brasileiro de Enfermagem, doravante denominado 75º CBEn, o 7º Colóquio Latino-Americano da História de Enfermagem, doravante denominado 7º CLAHEN, o 8° Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção à Saúde, doravante denominado 8° SENABS, a 1ª Mostra Nacional de Tecnologia e Inovação em Enfermagem; e, a Tenda de Políticas de Diversidade, Equidade e Inclusão; tendo como tema central a “Enfermagem e os desafios políticos,  ambientais e sanitários”. O CBEn, acontecerá na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, de 23 a 26 de novembro de 2025, no Centro de Eventos da Universidade Católica do Rio Grande do Sul – CEPUC/RS, localizado à Avenida Ipiranga, nº 6681, Bairro Partenon, CEP 90.619-900, Porto Alegre, RS, Brasil.

  1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O processo seletivo a que se dispõe este edital visa selecionar monitores para atuarem de forma voluntária no 75° CBEn, no período de 22 a 26 de novembro de 2025, na modalidade presencial;

1.2 O objetivo da oferta desta monitoria consiste em incentivar estudantes de curso técnico de Enfermagem e estudantes de graduação em Enfermagem a conhecerem e vivenciarem a dinâmica de eventos científicos nacionais do campo da Enfermagem;

1.3 A monitoria iniciará após o lançamento do resultado final deste processo seletivo, quando as(os) selecionadas(os) atuarão na organização e realização do evento, em parceria com a comissão e subcomissão organizadora;

1.4 Serão oferecidas 180 vagas para atividades presenciais, que poderão ser ampliadas de acordo com a necessidade da organização do evento; as quais serão assim distribuídas: 135 vagas serão para o Estado do Rio Grande do Sul e 10 vagas para o Estado de Santa Catarina e 10 vagas para o Estado do Paraná e as demais 25 vagas serão distribuídas entre as Regiões, Norte, Nordeste, Sudeste e centro-Oeste e Distrito Federal.

1.5 Poderão se candidatar à monitoria estudantes de curso técnico e de graduação em Enfermagem, vinculadas(os) às instituições públicas e privadas de ensino presencial do Brasil. A matrícula escolar precisa estar ativa durante o período de seleção até a realização do evento que será de 22 a 26 de novembro de 2025;

1.6 Para candidatar-se à monitoria, a(o) estudante deverá estar associada(o) à ABEn com a anuidade 2025 quitada até o prazo da inscrição no processo seletivo. A não associação acarretará automaticamente no seu desligamento do processo seletivo;

1.6.1 As(os) monitoras(es) irão participar e apoiar as comissões e subcomissões no desenvolvimento das atividades científicas, estruturais e socioculturais, nos dias e horários discriminados pela organização do evento. Será obrigatória a presença dos monitores na ABERTURA e no ENCERRAMENTO do evento;

1.6.2 As comissões e subcomissões serão: Científica, Comunicação e Imprensa, Infraestrutura e Logística, Secretaria, Saúde e Bem-Estar, Sociocultural, Recepção, Transporte e Hospedagem, Stands, Monitoria e Apoio Estudantil, Tenda da Diversidade, Casa ABEn, CBEnzinho – Espaço Infantil, Sala VIP, Secretaria, Prova de Títulos, Lançamento de Livros, Atividades Culturais, Visitas Técnicas e Monitores Extras.

1.6.3 Para a monitoria, a(o)estudante deverá disponibilizar minimamente 6 (seis) horas para capacitação (treinamento) e 04 (quatro) horas para organização do evento em parceria com a subcomissão organizadora, a partir do resultado desta seleção. Durante a realização do evento, o monitor deverá ter disponibilidade de 6 (seis) horas diárias, no período de 22 a 26 de novembro de 2025, conforme escala previamente disponibilizada. Para fins de computação da carga horária, somente serão consideradas as atividades presenciais (incluída na carga horária total a visita técnica no local do evento);

1.6.4 Para o cumprimento das atividades previstas para a função de monitoria, a(o)estudante deverá dispor de, no mínimo, 30 horas, distribuídas entre atividades de capacitação (treinamento), visitas técnicas ao local do evento e atividades pré, durante e pós-evento;

1.6.5 A(o)estudante que participar da monitoria, cumprindo atividades de capacitação (treinamento) e realização do evento, receberá certificado como Monitor(a) do 75° CBEn e eventos satélites, com carga horária mínima de 30 horas (totais);

1.6.6 Não haverá remuneração financeira para as(os) monitoras(es); contudo, será disponibilizada alimentação e sala para descanso dos estudantes;

1.6.7 Para atuar como monitor, sua inscrição no evento será disponibilizada gratuitamente, contudo, todo discente monitor que for apresentar trabalho, deverá estar formalmente inscrito no Congresso e ter cumprido com as suas obrigações financeiras junto ao evento;

1.6.8 Não haverá gratuidade de qualquer natureza no evento para relatores/apresentadores de trabalho no Congresso;

1.6.9 A ausência do(a) monitor(a) nas atividades programadas conforme escala de pré-evento, atividades no evento e pós-evento, seja durante o planejamento, organização ou na realização, acarretará automaticamente no seu desligamento da monitoria;

1.6.10 A(o)estudante que for desligada(o) não terá direito a certificação de monitoria do Congresso e sua inscrição como monitor será cancelada.

  1. DA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES

 

2.1 Todas as atividades serão supervisionadas pelas(os) coordenadoras(es) e integrantes

das comissões e subcomissões organizadoras do evento;

2.2 O(a) monitor(a) aprovado(a) no processo seletivo deverá:

2.2.1 Antes do evento: participar de atividades para divulgação do evento nas instituições de ensino, serviços de saúde, clínicas, consultórios de enfermagem  e redes sociais; participar das capacitações (treinamentos);

2.2.2 Durante o evento: seguir as orientações recebidas da Comissão Organizadora; acolher palestrante, preparatórias para o evento e demais reuniões das comissões e subcomissões; e participantes no local do evento e orientá-los esclarecendo dúvidas; auxiliar o(a) moderador(a) durante as atividades do evento; participar de atividades junto às várias subcomissões do evento, pertinentes à monitoria, a critério das comissões e subcomissões;

2.2.3 Após o evento: realizar atividades administrativas, tais como tabulação e divulgação da avaliação e atividades desenvolvidas durante o evento; colaborar com a elaboração dos relatórios; realizar outras tarefas pertinentes, a critério das comissões e subcomissões.

  1. DAS INSCRIÇÕES PARA MONITORIA

3.1 As inscrições para monitoria poderão ser realizadas no período de 04 de agosto a 30 de setembro de 2025 até às 23h59min (horário de Brasília), mediante o preenchimento do formulário via Google Forms   https://forms.gle/pzBAM6njWpgLS78fA

3.2 Preenchimento do Termo de Compromisso de monitor voluntário (disponível no forms);

3.3 Toda a documentação solicitada (vide item 4) deverá ser anexada no ato da inscrição. Caso o(a) candidato(a) não apresente os documentos solicitados, a inscrição não será efetivada;

3.4 A inscrição do(a) candidato(a) implicará no conhecimento e na aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

  1. DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

4.1 No ato da inscrição, o(a) candidato(a) deverá anexar os seguintes documentos:

  1. Comprovante de matrícula atualizado, em curso técnico ou graduação presencial, fornecido pela instituição formadora, explicitando o período escolar e o turno de estudo;
  2. Comprovante de associado da ABEn no ano vigente;
  3. Foto atualizada.
  1. DO PROCESSO SELETIVO

 

5.1 A seleção será realizada por meio da análise da ficha de inscrição via Google Forms;

5.2 Na análise das candidaturas, será considerada a maior disponibilidade de turnos para a atividade;

5.3 As vagas para monitoria serão distribuídas proporcionalmente entre estudantes de cursos técnicos e de graduação, considerando o número de inscritos;

5.4 As vagas para monitoria serão distribuídas nas cinco regiões do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), conforme item 1.4.

  1. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

 

6.1 A classificação final será realizada em ordem decrescente, conforme a disponibilidade de turnos;

6.2 Critérios de desempate:

  1. Pertencer a COEst Nacional e/ou a COEst das Seções;
  2. Disponibilidade;
  3. Maior período cursado;

6.3 O resultado final será divulgado até o dia 10 de outubro de 2025, no site

https://eventosaben.org.br/75cben/

  1. DISPOSIÇÕES FINAIS

 

7.1 A inscrição no processo seletivo implicará no conhecimento e aceitação pelo(a) candidato(a) das condições estabelecidas neste Edital;

7.2 A comissão organizadora poderá verificar a veracidade das informações prestadas pelo(a) candidato(a). A inverdade de qualquer informação implicará na sua desclassificação;

7.3 Quaisquer situações não previstas no presente Edital serão resolvidas pela Comissão Organizadora do Evento.

  1. CRONOGRAMA

 

AtividadeData

8.1 Período de inscrições

Acessar aqui: Termo de compromisso de monitor voluntário.

4 de agosto a 30 de setembro de 2025 até às 23h59min (horário de Brasília).
8.2 Resultado das inscrições homologadas10 de outubro de 2025
8.3 Resultado da Classificação10 de outubro de 2025
8.4 Reunião Online de Acolhimento e planejamento das atividades da Monitoria16 de outubro de 2025 (horário de Brasília)

 

 

Porto Alegre, 17 de abril de 2025.

Acad. Augusto Baisch de Souza

Presidente do COEst ABEn-RS

Profa. Dra. Dagmar Elaine Kaiser

Diretora de Educação ABEn-RS

Profa. Dra. Iride Cristofoli Caberlon

Presidente da ABEn-RS

1.1 O objetivo desta monitoria é incentivar estudantes de cursos técnicos, graduação e pós-graduação Lato Sensu ou Stricto Sensu em Enfermagem a participarem e se envolverem em eventos científicos nacionais na área.

1.2 O papel dos monitores em um evento científico é essencial para garantir o bom andamento das atividades e proporcionar uma experiência positiva para todos os participantes. Eles atuam como intermediários entre os organizadores e os participantes, oferecendo suporte logístico, técnico e administrativo, além de contribuírem significativamente para o sucesso do evento. Além disso, após o evento, contribuem ativamente participando de reuniões de avaliação e fornecendo feedback para futuras melhorias nos eventos da ABEn.

1.3 A monitoria é uma atividade voluntária para associados da ABEn. A entidade e a Comissão Organizadora não se responsabilizam por remuneração financeira, subsídios de transporte, hospedagem ou outras despesas relacionadas à atividade. Esta atividade não implica em vínculo empregatício com a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn).

2.1 Serão oferecidas 50 vagas de monitoria para o 19º SENADEn, 16º SINADEn e 4º CoBESM, as quais serão assim distribuídas: 30 vagas para Região Centro-Oeste (20 para o Estado de Goiás e 10 a serem distribuídas para os demais); 20 vagas distribuídas entre as Regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste.

3.1 Estudantes de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação em Enfermagem, com matrícula ativa em instituições de ensino públicas e privadas do Brasil, podem se candidatar à monitoria. É necessário que a matrícula esteja ativa não só no processo de seleção, mas também durante a realização do evento.

3.2 Para se candidatar à monitoria, o estudante deve estar associado à ABEn e ter quitado a anuidade de 2024 até o prazo de inscrição no processo seletivo. A falta de associação resultará automaticamente na não homologação da inscrição no processo seletivo.

4.1 Os monitores serão responsáveis por participar e apoiar as comissões e subcomissões nas atividades científicas, estruturais e socioculturais, nos horários determinados pela organização do evento. A presença dos monitores na abertura e no encerramento do evento é obrigatória.

4.2 Após o evento, os monitores deverão participar de reuniões de avaliação para discutir o desempenho do evento, identificar pontos fortes e áreas de melhoria. Além disso, serão incentivados a contribuir com sugestões e feedbacks para aprimorar futuros eventos organizados pela ABEn.

4.3 Todas as atividades são supervisionadas pelos coordenadores das comissões e subcomissões organizadoras do evento.

4.4 Para o cumprimento das atividades previstas para a função de monitoria, a(o)estudante deverá dispor de, no mínimo, 30 horas, distribuídas entre atividades de capacitação (treinamento), visitas técnicas ao local do evento e atividades pré e pós-evento;

4.4.1 Para a monitoria, a(o)estudante deverá disponibilizar minimamente 6 (seis) horas para capacitação (treinamento) e 04 (quatro) horas para organização do evento em parceria com a subcomissão organizadora, a partir do resultado desta seleção. Durante a realização do evento, o monitor deverá ter disponibilidade de 5 (cinco) horas diárias, no período de 11 a 14 de novembro de 2024, conforme escala previamente disponibilizada.

4.5 Os monitores podem ser alocados em diversas atividades conforme a necessidade, antes, durante e após o evento, para desenvolverem as atividades a seguir:

4.5.1 Antes do evento

Monitores do Estado de Goiás

  1. Reuniões e treinamentos: Participar de reuniões e treinamentos, on-line ou presenciais, junto às comissões organizadoras; conhecer a programação do evento e as suas responsabilidades específicas.
  2. Divulgação do evento: Participar ativamente das atividades de divulgação do evento nas instituições de ensino, serviços de saúde e redes sociais do estado de Goiás; realizar outras tarefas pertinentes, definidas pela Comissão Organizadora do evento, Comissão de Monitoria e demais subcomissões.
  3. Preparativos logísticos: Ajudar na preparação dos materiais do evento, como crachás, kits de boas-vindas e outros itens necessários; auxiliar na organização e disposição dos espaços físicos onde o evento será realizado em Goiás.

 

Monitores de outros Estados

  1. Reuniões e treinamentos: Participar de reuniões e treinamentos, on-line, junto às comissões organizadoras; conhecer a programação do evento e as suas responsabilidades específicas.
  2. Divulgação do evento: Participar de atividades para divulgação do evento nas instituições de ensino, serviços de saúde e redes sociais do seu respectivo estado e em colaboração com monitores de Goiás para ações específicas do estado que sediará o evento; realizar outras tarefas pertinentes, definidas pela Comissão Organizadora do evento, Comissão de Monitoria e demais subcomissões.
  3. Preparativos logísticos: Contribuir remotamente na organização e preparação dos materiais do evento, como crachás e kits de boas-vindas, e coordenar-se com os monitores de Goiás para garantir que tudo esteja pronto para o evento.

 

4.5.2 Durante o evento (todos os monitores)

  1. Recepção e orientação: Recepcionar e acolher os(as) palestrantes e participantes no local do evento e orientá-los, esclarecendo dúvidas; fornece informações sobre o cronograma do evento, localização das salas e outras dúvidas dos participantes.
  2. Atendimento ao Público e segurança: Ajudar os participantes com necessidades especiais; fornecer informações sobre transporte, acomodação e restaurantes próximos; reportar quaisquer incidentes ao coordenador do evento; colaborar com a equipe de segurança para garantir a integridade física dos participantes e a segurança do local.
  3. Moderação e mediação: Moderação de espaços científicos, como apresentações de trabalhos, rodas de conversa temáticas, intervenções culturais; Auxiliar o(a) moderador(a) durante as atividades do evento; Mediação com prestadores de serviços.
  4. Apoio em Sessões de Perguntas e Respostas: Gerenciar microfones e auxiliar na organização de filas para perguntas; coletar perguntas por escrito, se aplicável.
  5. Apoio logístico e técnico: Apoio a palestrantes, apoio logístico, orientação de congressistas; Apoio em serviços de informática, organização de atividades, manejo de espaços, salas e auditórios; Auxiliar palestrantes com a configuração de equipamentos audiovisuais; Distribuir e coletar materiais de apoio (apostilas, formulários de feedback, etc.); Controlar o tempo das apresentações e sinalizar aos palestrantes quando estiverem se aproximando do final do tempo alocado; Estar disponível para resolver problemas técnicos que possam surgir durante o evento.
  6. Organização e distribuição: Garantir que todos os materiais necessários estejam disponíveis e distribuídos conforme necessário; Auxiliar na organização dos espaços físicos, incluindo salas de conferência, auditórios e áreas de convivência; apoiar a secretaria do evento, ajudando no credenciamento e na gestão de inscrições.
  7. Apoio às Comissões: Assessorar as diferentes comissões do evento, oferecendo suporte nas atividades que forem necessárias; Realizar registros fotográficos e auxiliar na comunicação e publicações relacionadas ao evento.

 

4.5.3 Após o evento (todos os monitores)

  1. Atividades administrativas: Participar de atividades burocráticas, como tabulação e divulgação da avaliação e atividades desenvolvidas durante o evento, podendo ser realizadas on-line; colaborar com a elaboração dos relatórios; participar de reuniões de avaliação, on-line, para discutir o que funcionou bem e o que poderia ser melhorado; contribuir com sugestões para futuros eventos; distribuir e coletar formulários de feedback dos participantes e palestrantes; ajudar na análise preliminar dos dados de feedback.

4.6 O(a) monitor(a) tem direito a justificar faltas por motivo de doença, desde que devidamente comprovadas por atestado médico. A justificativa será aceita desde que o total de faltas justificadas não exceda 20% das atividades para as quais foi escalado(a).

4.7 A ausência do(a) monitor(a) nas atividades pré-evento e atividades no evento sem a devida justificativa, seja durante o planejamento, organização ou na realização, acarretará automaticamente no seu desligamento;

4.8 A(o)estudante que for desligada(o) não terá direito a certificação de monitoria do Congresso e sua inscrição como monitor será cancelada.

5.1 O monitor que cumprir as atividades de capacitação e realização do evento receberá certificado de monitoria emitido Associação Brasileira de Enfermagem – (ABEn) conforme carga horária mínima de 30 horas (totais) e certificado de participação no evento;

6.1 As inscrições para monitoria poderão ser realizadas no período de 17 de junho a 11 de agosto de 2024 até às 23h59min (horário de Brasília).

6.2 Os requisitos mínimos para inscrever-se são:

  1. Estar com anuidade de 2024 da ABEn quitada e;
  2. Estar regularmente matriculado em 2024, em cursos de Enfermagem de nível superior (graduação ou pós-graduação) ou nível profissional técnico vinculados às instituições de ensino em todo o território nacional.    

6.3 No ato da inscrição, o(a) candidato(a) deverá:

6.3.1 Preencher o Formulário de inscrição para seleção de Monitores que inclui o Termo de compromisso de monitor voluntário. Disponível em: https://forms.gle/KRa4pM5c4WfTzCHA6

 

6.3.2 Anexar no formulário de inscrição via Google Forms os seguintes documentos:

 

  1. Comprovante de matrícula atualizado, em curso técnico, graduação e pós-graduação Lato Sensu ou Stricto Sensu em Enfermagem, fornecido pela instituição formadora, explicitando o período escolar e o turno de estudo;
  2. Comprovante de associado da ABEn 2024.

6.4 Toda a documentação solicitada deverá ser anexada no ato da inscrição. Caso o(a) candidato(a) não apresente os documentos solicitados, a inscrição será indeferida;

6.5 A inscrição do(a) candidato(a) implicará no conhecimento e na aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

7.1 A seleção será realizada por meio da análise da ficha de inscrição via Google Forms. Após verificação do cumprimento dos requisitos dispostos no item 4.2. Os critérios para classificação serão (definir o critério de pontuação):

  1. Disponibilidade para as atividades antes, durante e após o evento conforme definido pela comissão
  2. Número de semestres cursados (mais semestres cursados prioridades)

 

7.2 Serão critérios de desempate:

  1. Pertencer a COEST Nacional e/ou a COEST das Seções;
  2. Idade, sendo que a maior idade terá prioridade.

7.3 O resultado será divulgado até o dia 17 de agosto de 2024 no site oficial 19º SENADEn, 16º SINADEn E 4º CoBESM (eventosaben.org.br)

Atividade

Data

8.1 Período de inscrições

Acessar aqui: Termo de compromisso de monitor voluntário.

17 de junho a 11 de agosto de 2024

até às 23h59min

(horário de Brasília).

8.2 Resultado das inscrições homologadas

 

13 de agosto

8.3 Resultado da Classificação

 

17 de agosto

8.4 Reunião Online de Acolhimento e planejamento das atividades da Monitoria

27 de agosto às 19hs

(horário de Brasília).

9.1 A comissão organizadora poderá verificar a veracidade das informações prestadas pelo(a) candidato(a). A inverdade de qualquer informação implicará na sua desclassificação;

9.2 O desligamento do(a) monitor(a) poderá ocorrer nas seguintes situações: deixar de comparecer a qualquer atividade para a qual foi escalado(a) sem a devida justificativa. O monitor poderá ter no máximo duas ausências não justificadas; ultrapassando esse limite, será considerado para desligamento. Apresentar comportamento antiético ou inadequado, observado pelos responsáveis pela organização do evento ou reportado pelos participantes. A avaliação da conduta será feita pela Comissão de Monitoria do evento. A Comissão de Monitoria reserva-se o direito de avaliar cada caso individualmente e tomar as decisões necessárias para manter o bom andamento do evento.

9.3 Quaisquer situações não previstas no presente Edital serão resolvidas pela Comissão Organizadora do Evento.

9.4 Dúvidas devem ser encaminhadas por e-mail para monitoriaaben2024@gmail.com

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